As aulas de Geografia do Ensino Médio, muitas vezes, podem parecer "difíceis" de aplicar. A falta de interesse dos estudantes aliado ao material didático, muitas vezes deixam a desejar. O que fazer quando os livros didáticos oferecem abordagens limitadas, resumindo-se a textos cansativos e questionários que raramente despertam interesse?
Foi exatamente assim que me senti em 2019, antes da pandemia de COVID-19, quando decidi mudar completamente a forma de trabalhar educação ambiental e sustentabilidade com minhas turmas.
Eu sabia que precisava desenvolver projetos de aprendizagem que fossem práticos, aplicáveis e que realmente conectasse os alunos à realidade.
Neste texto, vou te apresentar um projeto de educação ambiental que desenvolvi ao longo de um ano letivo. Ele transformou minhas aulas e o envolvimento dos estudantes. Espero que, ao final, você sinta a mesma inspiração para aplicá-lo nas suas turmas.
A Importância da Educação Ambiental no Ensino Médio
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a educação ambiental e a sustentabilidade como temas transversais fundamentais para a formação integral do estudante.
O conceito de sustentabilidade deve ser trabalhado de maneira prática e contextualizada, preparando os alunos para os desafios socioambientais do século XXI.
Quando pensamos em temas para trabalhar sustentabilidade na escola, muitas vezes nos limitamos a discussões teóricas.
No entanto, a BNCC nos convida a promover atividades práticas que desenvolvam a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental.
Este projeto, além de atender a essas diretrizes, permite que o professor de Geografia se torne um mediador ativo no processo de aprendizagem.
Aprendizagem Aliada ao Projeto Meio Ambiente
Este projeto de educação ambiental oferece múltiplos ganhos, tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar. Os estudantes aprendem na prática sobre o conceito de sustentabilidade e temas como reciclagem, reaproveitamento e impacto ambiental.
Além disso a participação ativa dos estudantes fortalece o papel da escola dentro da comunidade escolar. O projeto também dá a oportunidade de integração entre outras disciplinas, tornando o aprendizado interdisciplinar.
Planejando o Projeto de Educação Ambiental
O projeto foi estruturado para ser desenvolvido ao longo de um ano letivo e dividido em etapas. Ele combina educação ambiental atividades práticas e ações voltadas para o conceito de sustentabilidade. Mas, você é livre para adaptar este projeto da maneira como achar mais conveniente.
A primeira etapa é formar grupos. Os grupos serão divididos por temas. Cada grupo ficará responsável por um tema sobre sustentabilidade e mapear a cidade em busca de pontos de coleta de diferentes tipos de resíduos, como por exemplo:
- Cooperativas de separação de lixo;
- Pátios de compostagem;
- Coleta de óleo usado;
- Descarte de lixo eletrônico;
- Coleta de pilhas e baterias;
- Empresas que coletam sucata de ferro;
- Locais que transformam resíduos em novos produtos.
Os alunos devem buscar informações sobre o funcionamento desses locais, os tipos de materiais aceitos e o impacto ambiental da destinação correta dos resíduos. Esse processo incentiva o protagonismo e a autonomia, além de aproximar os estudantes de questões reais.
Desenvolvimento e Divulgação do Projeto de Educação Ambiental
Após identificar os pontos de coleta, cada grupo será incentivado a desenvolver uma campanha de educação ambiental.
Essa etapa pode incluir, criação de conteúdos para redes sociais, como vídeos curtos, posts educativos e infográficos sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos. Palestras e oficinas na escola, envolvendo alunos de outras séries.
Essa abordagem permite a conscientização ambiental de toda a comunidade escolar.
Durante o ano letivo, os grupos deverão coordenar a coleta e o armazenamento dos materiais arrecadados na escola. Veja uma lista de exemplos de materiais que podem ser reciclados:
- Papel e papelão: jornais, revistas, embalagens de papelão (caixas de pizza, papelão ondulado), papel branco, papel de escritório, cadernos sem espiral.
- Plástico: Garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de iogurte, sacos plásticos, embalagens de alimentos (sem resíduos de comida), copos descartáveis.
- Metal: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja), latas de aço (conservas), tampinhas de metal, embalagens de aerosol (vazias e limpas).
- Vidro: Garrafas de vidro, potes de vidro, frascos de vidro, vidros de tempero.
Outros materiais que podem ser reciclados
- Tetra Pak: Caixas de leite, suco e outros líquidos.
- Isopor: Embalagens de isopor limpas e secas.
- Pilhas e baterias: Coleta separada em locais específicos.
- Eletrônicos: Computadores, celulares, televisores, etc. (em locais de coleta específicos).
- Óleo de cozinha: Em recipientes fechados e limpos.
O objetivo é que os alunos monitorem o volume coletado, registrem os dados e se preparem para apresentar os resultados no final do projeto.
No final do ano, os grupos, com o apoio da escola e de empresas parceiras, devem organizar a entrega dos materiais coletados aos destinos adequados. Durante essa etapa, os alunos também devem preparar uma apresentação que inclua:
- A quantidade total de cada tipo de resíduo arrecadado;
- O impacto ambiental evitado pela destinação correta;
- As possibilidades de reaproveitamento dos materiais.
Essa atividade pode ser feita em parceria com professores de Ciências, Matemática e Artes, promovendo um trabalho interdisciplinar. Por exemplo, os alunos podem criar gráficos com os resultados ou produzir maquetes e painéis ilustrativos para a exposição final.
Conclusão
A educação ambiental e sustentabilidade não devem ser tratadas como temas isolados. Projetos como este ajudam a consolidar práticas que podem ser ampliadas e replicadas nos anos seguintes, fortalecendo a cultura de responsabilidade ambiental na escola.
Eu desenvolvi esse projeto em 2019 e foi uma das experiências mais gratificantes que já participei. Ao ver os alunos envolvidos, mobilizando suas famílias e a comunidade, tive a certeza de que a educação ambiental é o caminho para a qualidade de vida dos seres humanos.
Tenho só mais uma informação para você. Aqui no blog tem uma plano de aula sobre meio ambiente para o ensino fundamental II. Clique aqui para ter acesso.
Agora é a sua vez! Que tal aplicar essa ideia com suas turmas? Agora me conte, você já fez algo parecido?
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles