A BNCC exige, os livros didáticos falam pouco, e o aluno simplesmente não se conecta com textos prontos e atividades engessadas.
Foi exatamente o que eu vivi em 2019. Me vi perdida, com uma turma apática, e percebi que precisava de algo mais.
Foi aí que criei um projeto prático de educação ambiental — e ele mudou completamente o engajamento da minha turma.
Neste texto, vou compartilhar com você uma estratégia de ensino simples, aplicável e alinhada à BNCC.
Você pode adaptar para a sua realidade — e quem sabe, até inspirar outros colegas também. Vamos lá?
Por que trabalhar atividades de educação ambiental no Ensino Médio
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a educação ambiental e a sustentabilidade como temas transversais fundamentais para a formação integral do estudante.
O conceito de sustentabilidade deve ser trabalhado de maneira prática e contextualizada, preparando os alunos para os desafios socioambientais do século XXI.
Quando pensamos em temas para trabalhar sustentabilidade na escola, muitas vezes nos limitamos a discussões teóricas.
No entanto, a BNCC nos convida a promover atividades práticas que desenvolvam a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental.
Este projeto, além de atender a essas diretrizes, permite que o professor de Geografia se torne um mediador ativo no processo de aprendizagem.
Como surgiu meu projeto de educação ambiental para o Ensino Médio
As aulas de Geografia do Ensino Médio, muitas vezes, podem parecer "difíceis" de aplicar. A falta de interesse dos estudantes aliado ao material didático, muitas vezes deixam a desejar.
O que fazer quando os livros didáticos oferecem abordagens limitadas, resumindo-se a textos cansativos e questionários que raramente despertam interesse?
Foi exatamente assim que me senti em 2019, antes da pandemia de COVID-19, quando decidi mudar completamente a forma de trabalhar educação ambiental e sustentabilidade com minhas turmas.
Eu sabia que precisava desenvolver projetos de aprendizagem que fossem práticos, aplicáveis e que realmente conectassem os alunos à realidade.
Foi assim que nasceu esse projeto que compartilho aqui.
Objetivos do projeto de educação ambiental e sustentabilidade na escola
O projeto de educação ambiental oferece múltiplos ganhos, tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar.
Os estudantes aprendem na prática sobre o conceito de sustentabilidade e temas como reciclagem, reaproveitamento e impacto ambiental.
A participação ativa dos estudantes fortalece o papel da escola dentro da comunidade e possibilita a integração com outras disciplinas, tornando o aprendizado interdisciplinar.
Mais do que transmitir conteúdo, o objetivo é transformar a escola em um espaço de formação crítica e protagonismo estudantil.
Etapas do projeto de educação ambiental no Ensino Médio
O projeto foi estruturado para ser desenvolvido ao longo de um ano letivo e dividido em etapas.
Ele combina atividades práticas e ações voltadas para o conceito de sustentabilidade. Mas você é livre para adaptar este projeto da maneira como achar mais conveniente.
1. Formação dos grupos e escolha dos temas
A primeira etapa é formar grupos. Cada grupo ficará responsável por um tema sobre sustentabilidade e deverá mapear a cidade em busca de pontos de coleta de diferentes tipos de resíduos, como por exemplo:
- Cooperativas de separação de lixo;
- Pátios de compostagem;
- Coleta de óleo usado;
- Descarte de lixo eletrônico;
- Coleta de pilhas e baterias;
- Empresas que coletam sucata de ferro;
- Locais que transformam resíduos em novos produtos.
Os alunos devem buscar informações sobre o funcionamento desses locais, os tipos de materiais aceitos e o impacto ambiental da destinação correta dos resíduos.
Esse processo incentiva o protagonismo e a autonomia, além de aproximar os estudantes de questões reais.
2. Criação de campanhas de conscientização ambiental
Após identificar os pontos de coleta, cada grupo será incentivado a desenvolver uma campanha de educação ambiental.
Essa etapa pode incluir a criação de conteúdos para redes sociais, como vídeos curtos, posts educativos e infográficos sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos.
Também podem ser organizadas palestras e oficinas na escola, envolvendo alunos de outras séries.
Essa abordagem permite a conscientização ambiental de toda a comunidade escolar.
3. Coleta seletiva e registro dos resíduos recicláveis
Durante o ano letivo, os grupos devem coordenar a coleta e o armazenamento dos materiais arrecadados na escola. Veja alguns exemplos de materiais recicláveis:
- Papel e papelão: jornais, revistas, caixas de papelão, papel branco, cadernos sem espiral;
- Plástico: garrafas PET, potes de iogurte, sacos plásticos, embalagens de alimentos;
- Metal: latas de alumínio, tampinhas de metal, latas de conserva;
- Vidro: garrafas e potes de vidro;
- Outros: Tetra Pak, isopor limpo, pilhas e baterias, eletrônicos, óleo de cozinha.
O objetivo é que os alunos monitorem o volume coletado, registrem os dados e se preparem para apresentar os resultados no final do projeto.
4. Apresentação dos resultados do projeto de sustentabilidade
No final do ano, os grupos, com o apoio da escola e de empresas parceiras, devem organizar a entrega dos materiais coletados aos destinos adequados.
Durante essa etapa, os alunos também devem preparar uma apresentação com:
- A quantidade total de cada tipo de resíduo arrecadado;
- O impacto ambiental evitado pela destinação correta;
- As possibilidades de reaproveitamento dos materiais.
Essa atividade pode ser feita em parceria com professores de Ciências, Matemática e Artes, promovendo um trabalho interdisciplinar.
Por exemplo, os alunos podem criar gráficos com os resultados ou produzir maquetes e painéis ilustrativos para a exposição final.
Considerações finais sobre atividades de educação ambiental
A educação ambiental e a sustentabilidade não devem ser tratadas como temas isolados.
Projetos como este ajudam a consolidar práticas que podem ser ampliadas e replicadas nos anos seguintes, fortalecendo a cultura de responsabilidade ambiental na escola.
Eu desenvolvi esse projeto em 2019 e foi uma das experiências mais gratificantes que já participei.
Ao ver os alunos envolvidos, mobilizando suas famílias e a comunidade, tive a certeza de que a educação ambiental é o caminho para a qualidade de vida dos seres humanos.
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Professora Camila Teles