Conhecer o mundo em sua diversidade cultural, geográfica e ambiental sempre foi uma das minhas paixões, e acredito que isso é essencial para formar cidadãos críticos e conscientes.

 Na minha prática como educadora, percebo cada vez mais como a globalização e as tecnologias digitais estão moldando a educação contemporânea. 

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Por isso, decidi criar um projeto que oferecesse aos meus alunos a oportunidade de explorar diferentes partes do planeta de uma maneira imersiva e significativa. 

Foi assim que nasceu o " Viajando pelo Mundo da Sala de Aula". Um projeto que utiliza o Google Earth para permitir que os alunos visualizem lugares e paisagens ao redor do mundo em detalhes impressionantes.

Minha intenção com esse projeto não era apenas desenvolver competências em Geografia, mas também integrar habilidades importantes para a vida, como a tomada de decisão e a resolução de problemas. 

Além disso, quis promover a interdisciplinaridade com outras disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Ciências, História e Língua Portuguesa. 

Ao explorar diferentes contextos globais, também espero incentivar a reflexão sobre questões ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para a formação de uma consciência planetária entre meus alunos.

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Habilidades Envolvidas

Ao planejar o "Geografia Trip - Earth", eu me guiei pela BNCC, especificamente pela habilidade de Geografia EF07GE03, que diz respeito a "analisar, interpretar e representar diferentes aspectos do espaço geográfico," utilizando tecnologias digitais, como mapas e imagens de satélite". 

Gostaria de ressaltar que essa atividade pode ser adaptada para qualquer turma, em qualquer série. Como professor, basta orientar os alunos sobre a escala de análise que será utilizada, ajustando o foco conforme o nível da turma e os objetivos do projeto.

Outros Objetivos que podem ser explorados

  • Explorar diferentes regiões do mundo, compreendendo suas características geográficas, culturais e ambientais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de dados geográficos, incluindo paisagens, monumentos e impactos ambientais, através do uso do Google Earth.
  • Estimular a reflexão sobre questões globais, como mudanças climáticas, desigualdades sociais e diversidade cultural.

Metodologia de Ensino 

Preparação do Material: Primeiramente, selecionei cuidadosamente as regiões ou locais que os alunos iriam explorar no Google Earth. 

Busquei temas relevantes para os conteúdos curriculares e que também fossem de interesse da turma. Incluí grandes cidades, como Nova York e Tóquio, bem como áreas naturais, como a Floresta Amazônica e o Deserto do Saara.

Fazer uma "Mala:" Antes de começarmos a explorar, propus aos alunos uma atividade divertida; criar uma lista de roupas e itens essenciais que levariam para uma viagem ao país ou região selecionada. 

Por exemplo, ao explorarmos o Alasca, eles listaram itens como casacos, botas e luvas, enquanto, para o Deserto do Saara, pensaram em chapéus, protetor solar e roupas leves. 

Essa atividade ajudou a conectar o clima local com as necessidades práticas de uma viagem, tornando o aprendizado mais tangível.

Apresentação Inicial: Na aula, comecei com uma breve introdução sobre o Google Earth e suas funcionalidades. 

Expliquei como a ferramenta pode ser utilizada para explorar diferentes aspectos do espaço geográfico, destacando a importância de observar tanto as características físicas quanto as interações humanas e culturais.

Exploração Guiada: Dividi a turma em grupos, e cada grupo teve uma tarefa específica durante a exploração, como analisar as formas de relevo, identificar ecossistemas ou investigar as formas de ocupação humana.

Eles registraram suas observações em fichas, com capturas de tela, descrições e reflexões.

Promovi uma discussão sobre as diferentes regiões exploradas e incentivei a comparação entre os lugares visitados, pedindo que identificassem semelhanças e diferenças em aspectos como clima, vegetação e urbanização.

Avaliação: Para finalizar, pedi que os alunos tirassem "prints" das telas durante a exploração e, em seguida, montassem um slides para apresentação. 

Isso permitiu que eles organizassem visualmente suas observações e relacionassem essas descobertas com os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. 

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Conclusão e Considerações Finais 

Foi muito gratificante ver o quanto os alunos se envolveram e se interessaram por este projeto. 

Implementar essa abordagem foi mais fácil do que eu imaginava, e os resultados superaram as expectativas. Eles adoram quando nós "saímos" um pouco do livro didático.

Os alunos se mostraram motivados e curiosos, explorando ativamente diferentes regiões do mundo, analisando paisagens, monumentos e impactos ambientais, e conectando esses aprendizados com outras disciplinas.

Agora, eu te convido a experimentar essa abordagem com seus alunos. Que tal aplicar essa metodologia em suas aulas e depois voltar aqui para contar como foi a experiência? 

Compartilhe suas descobertas, desafios e experiências nos comentários. Vamos continuar essa troca e fortalecer nossa prática e didática.

Até mais!