Cartografia temática e suas classificações + atividade com gabarito





A elaboração de representações gráficas (nesse caso os mapas) sempre foi uma necessidade do homem. Por essa razão a cartografia é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade.

Podemos definir a cartografia temática como uma forma de representação cartográfica que revela uma informação específica. Por exemplo, clima, vegetação, relevo, divisão política, economia , entre muitos outros temas que possam ser abordados.

Dentro dessa definição os mapas podem ser qualitativos, quantitativos, ordenados e dinâmicos. E podem demonstrar os seguintes fenômenos: pontual (escolas , cidades, empresas, etc.), linear ( vias de comunicação ou fluxos de mercadoria, informação, pessoas, valores) ou zonal (áreas de agricultura, florestas, paisagens , área de proteção ambiental , etc.) 

Veremos a  seguir de maneira muito simples o que significa cada um deles:


Publicidade 

Mapa qualitativo:


O mapa qualitativo vai responder de maneira geral as perguntas “o que é? e qual?”.  Ele irá mostrar as diferenças entre as informações representadas. Podemos usar alguns exemplos como: distribuição de recursos minerais, mapas políticos, biomas brasileiros, entre outros. 

Exemplo de mapa qualitativo:




Mapa Quantitativo: 

O mapa quantitativo vai expressar , valores em números , respondendo a pergunta "quanto" ? Normalmente esses números são representados utilizando figuras geométricas ( círculos, quadrados, triângulos, entre outros) e faz-se a variação do seu tamanho na mesmas proporção das quantidades que se pretende representar. 

Exemplos: números absolutos econômicos, magnitudes de fenômenos físicos, quantidade de precipitação por ano em determinada região, quantidade de população entre outros. Veja o exemplo abaixo:


Leia também: Plano de aula sobre blocos econômicos 

Publicidade 


Mapa ordenado:

As representações ordenadas são indicadas quando as categorias dos fenômenos se inscrevem numa sequência única e hierárquica. A relação entre os objetos é de ordem, por exemplo, do maior para o menor, do mais alto para o mais baixo, o mais intenso ao menos intenso. Normalmente a variável mais utilizada nesses mapas são as variáveis de valor. Observe o exemplo abaixo:





Publicidade 


Mapas Dinâmicos : 

Os mapas dinâmicos tem o objetivo de representar fenômenos de deslocamento de qualquer natureza. Direção, sentido e movimento são as representações que serão retratadas nesses mapas. Alguns exemplos para ilustrar, como migrações , tráfego rodoviário , aéreo, deslocamento de pessoas e produtos. Veja o mapa abaixo:


créditos : http://cartotheque.sciences-po.fr/media/Principaux_mouvements_migratoires_2013/222/



Agora que você já sabe tudo sobre classificação de mapas temáticos , vamos praticar ok !

Deixei um pequeno exercício com gabarito para que você possa treinar um pouco. Siga as instruções abaixo:


Publicidade

Atividade de Cartografia Temática


Objetivos alinhados à BNCC:

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. 

Classifique os mapas em qualitativos, quantitativos, ordenados ou dinâmicos, lembrando que  pode haver mapas com mais de uma classificação: 

a)

B) 

C)

D) 

E)

F) 

Publicidade



G) 

H)  

)



I) 

Leia também: A transformação da paisagem pela ação do homem

A - Dinâmico

B- Ordenado e quantitativo

C- Dinâmico e quantitativo

D- Ordenado

E- Quantitativo

F- Qualitativo

G- Quantitativo

H- Dinâmico

I – Qualitativo

Até a próxima !

Créditos das imagens : IBGE/
cartotheque.sciences-po.fr


Publicidade