Os pictogramas são elementos gráficos que representam conceitos ou informações através de símbolos visuais, desempenham um papel crucial na comunicação humana desde os primórdios da civilização.

Essas representações visuais transcendem barreiras linguísticas e oferecem uma forma universal de transmitir mensagens, ideias e conceitos complexos de maneira rápida e eficiente.

A história do pictograma remonta a antigas civilizações, onde a comunicação por meio de desenhos e símbolos era essencial para a transmissão de conhecimento.

A civilização suméria, por exemplo, por volta de 3500 a.C., utilizava pictogramas em suas tabuletas de argila para registrar transações comerciais e eventos cotidianos.

No Egito Antigo, hieróglifos, um tipo de pictograma, eram inscritos em monumentos e túmulos para registrar a história e os feitos dos faraós. 

Os pictogramas também foram fundamentais nas antigas culturas chinesa e maia, contribuindo para a preservação e transmissão de conhecimento ao longo das gerações.

A versatilidade dos pictogramas é evidente em sua ampla gama de aplicações contemporâneas. 

Nos dias atuais, esses símbolos gráficos são utilizados em sinais de trânsito, sistemas de transporte público, placas de segurança e sinalizações, proporcionando uma comunicação clara e eficaz em diversas situações

No campo da comunicação digital, os pictogramas ganharam destaque em interfaces de usuário, proporcionando uma experiência intuitiva ao representar ações e funções de maneira visualmente compreensível. 

Em conjunto com a evolução tecnológica, os emojis, uma forma moderna de pictograma, tornaram-se uma linguagem universal na comunicação digital, expressando emoções e ideias de forma simplificada.

A área educacional também se beneficia dos pictogramas, pois são ferramentas valiosas para ensino e aprendizado. Em mapas, gráficos e materiais didáticos, esses elementos visuais auxiliam na compreensão de conceitos complexos, tornando o processo educativo mais acessível e inclusivo.

Os pictogramas têm uma história rica e diversificada, evoluindo desde as antigas civilizações até a era digital contemporânea.

Sua utilização abrange uma variedade de contextos, desempenhando um papel fundamental na comunicação visual e na facilitação da compreensão global de informações complexas.

A seguir deixei um plano de aula que pode ser usado em algumas turmas e pode precisar apenas de algumas adaptações. Então vamos lá! 

Plano de aula: Pictogramas e suas utilizações 

Objetivo geral 

Compreender o conceito de pictogramas, explorando sua utilidade na representação visual de informações e sua aplicação nas aulas de geografia.

Objetivos da BNCC: ( escolha a habilidade correspondente a sua turma)

 (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. 

 (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

 (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América. 

 (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Leia também: Como elaborar uma avaliação Diagnóstica de Geografia Eficiente 

Materiais:

  • Quadro branco 
  • Marcadores coloridos.
  • Projetor ou tela para apresentação de slides.
  • Computador ou dispositivo para visualização de exemplos online.
  • Papel e lápis para os alunos.

Metodologia:

Vamos começar observando alguns elementos familiares, como emojis, panfletos turísticos  ou sinais de trânsito, que são exemplos de pictogramas. O objetivo é entender como essas representações simplificadas podem ser úteis.

Para uma definição mais formal de pictograma, podemos consultar este link da Wikipedia, assim temos uma conceitual mais sólida.

Agora, exploraremos como os pictogramas podem ser aplicados em contextos geográficos. 

Veremos exemplos práticos em mapas representando características naturais, dados demográficos, atividades econômicas e turismo, mas a gama de temas são incontáveis uma vez que os pictogramas podem ser padrões ou não.


Nessa etapa você pode mostrar diversas imagens do Google imagens, pesquisando a palavra "pictograma".

Conduza seus alunos para desenhar mapas simples. Pode ser um mapa representando os arredores da escola, de suas casas, ou lugares que eles mais se familiarizam. A tarefa incluirá a criação de pictogramas para representar características específicas do local escolhido para representação.

A seguir promova uma interação na aula onde os alunos possam mostrar seus mapas e pictogramas criados, proporcionando uma troca valiosa de diferentes pontos de vista.

Critérios de avaliação:

Considere a participação ativa, a criatividade na produção do mapa, a precisão das informações e a compreensão dos conceitos bem como se os alunos compreenderam sua usabilidade na vida cotidiana.

Espero que esse texto tenha colaborado com o seu planejamento de aula.

Gratidão!