Plano de aula sobre a Região Norte do Brasil 



O plano de aula apresentado neste artigo foi elaborado a para turmas do 7ºano do ensino fundamental II. 

Os objetivos da da Base Nacional Comum Curricular são:
  • (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. 
  • (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
  • (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Perceba que a BNCC faz um agrupamento de habilidades a serem trabalhadas de uma só vez. Mas nós como professores sabemos que fragmentar alguns conteúdos pode facilitar o entendimento dos estudantes. Por essa razão o plano é totalmente voltado para a região norte do Brasil.

A partir desse pressuposto vamos elencar outros objetivos que esperamos alcançar com a sequência didática desenvolvida até aqui. São eles:
  • Reconhecer a composição étnica das comunidades indígenas e ribeirinhas.
  • Valorizar o multiculturalismo.
  • Conhecer as características naturais da região norte, bem como clima, relevo, vegetação e fauna.
  • Produzir pictogramas que representem as características da região norte através de pesquisas prévias.

Materiais e recursos 

  • Exibição do documentário: Amazônia: O Despertar da Florestania"
  • Cadernos, canetas, material para desenhar e colorir
  • Mapa em branco da região norte do Brasil

aula sobre região norte do Brasil


Metodologia: 

Comece exibindo o documentário "Amazônia: O Despertar da Florestania" se trata de uma produção que busca explorar e destacar a riqueza e a importância da região amazônica. Dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, o filme apresenta uma abordagem educativa e ambientalista, buscando conscientizar o público sobre a necessidade de preservação da Amazônia.

O título "O Despertar da Florestania" sugere uma reflexão sobre a relação entre a população local, a floresta e a conscientização ambiental. A florestania, termo cunhado por Chico Mendes, remete à cidadania que se estende também à natureza, reconhecendo os direitos da floresta e das comunidades que dependem dela.

O documentário aborda temas cruciais, como a diversidade biológica, os desafios enfrentados pelos povos indígenas, as questões socioambientais, a exploração econômica, além de apresentar iniciativas e projetos de sustentabilidade desenvolvidos na região.


Ao longo da narrativa, são apresentados depoimentos de especialistas, ativistas, comunidades locais e lideranças indígenas, proporcionando uma visão abrangente e sensível sobre a complexidade e a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental global.

"Amazônia: O Despertar da Florestania" serve como uma ferramenta educativa valiosa, contribuindo para a conscientização sobre a necessidade de preservação da Amazônia, bem como para o entendimento das interações entre a sociedade e o meio ambiente na região.

Depois da exibição incentive-os a discutir e compartilhar suas percepções sobre as características físicas, biodiversidade e multiculturalidade da região. Além disso, motive-os a produzir registros individuais ou em grupos, como resumos, relatos ou até mesmo desenhos, para consolidar o aprendizado e expressar suas compreensões sobre a riqueza e diversidade da Região Norte do Brasil.

Avaliação de aprendizagem sobre a região norte do Brasil.

Nessa etapa final distribua os mapas em branco da região norte e oriente-os a produzir pictogramas que transmitam o conhecimento adquirido. 

Aqui eu quero fazer uma observação, se você nunca ministrou uma aula sobre pictogramas,  saiba que aqui mesmo no blog,  tem um plano de aula especialmente tratando dos pictogramas como recursos para a cartografia escolar. Acesse no link abaixo:


aula sobre região norte do Brasil


Depois que todos terminarem de ilustrar seus mapas com pictogramas, a proposta é montar um mural na escola. Esse mural não apenas valoriza o esforço dos alunos, mas também se torna uma ferramenta educativa, permitindo que a comunidade escolar aprecie e aprenda com as representações visuais. 

Os critérios de avaliação incluem a clareza e pertinência dos pictogramas, a expressão criativa dos alunos, a coerência com o conteúdo aprendido, a organização no mapa, a atenção aos detalhes geográficos.

Adicionalmente, avaliamos a contribuição para o mural, a mensagem educativa transmitida, o engajamento e colaboração dos alunos, a acessibilidade e inclusão na representação visual, e o impacto na comunidade escolar. 

Esses critérios buscam não apenas avaliar a qualidade técnica da ilustração, mas também reconhecer o esforço, a criatividade e a contribuição educativa dos alunos para o ambiente escolar.