Guerra Fria - Plano de aula Atualizado 2024

Plano de Aula - Tema Guerra Fria 

aula sobre guerra fria
Imagem de PIRO por Pixabay


O plano de aula sobre a Guerra Fria foi desenvolvido com o intuito de abordar as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas de 8Âș ano.

De forma prĂĄtica e simples, elaborei uma sequĂȘncia didĂĄtica composta por sete etapas. NĂŁo se preocupe, pois vocĂȘ perceberĂĄ que Ă© bastante acessĂ­vel, e os resultados obtidos com o engajamento dos alunos sĂŁo consideravelmente melhores quando utilizamos diversas linguagens na apresentação dos conteĂșdos.

Os objetivos propostos sĂŁo os seguintes:

Aplicar os conceitos de Estado, nação, territĂłrio, governo e paĂ­s para compreender os conflitos e tensĂ”es contemporĂąneos, com ĂȘnfase nas situaçÔes geopolĂ­ticas na AmĂ©rica e na África, e suas diversas regionalizaçÔes a partir do pĂłs-guerra (EF08GE05).


Analisar a situação do Brasil e de outros paĂ­ses da AmĂ©rica Latina e da África, bem como a posição da potĂȘncia estadunidense na ordem mundial pĂłs-guerra (EF08GE08).


Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informaçÔes, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.

Outros objetivos podem ser considerados:


Compreender o conflito bipolar que influenciou o mundo do ponto de vista ideolĂłgico, polĂ­tico, econĂŽmico e militar entre EUA e a ex URSS.

Conhecer as etapas da Guerra Fria, relacionando os avanços dos EUA e recuos da URSS.

Discutir o fim do conflito e suas consequĂȘncias principalmente para o continente europeu.

Tempo estimado: Sete aulas.

1Âș Etapa; Exibição do DocumentĂĄrio: Um SĂ©culo de Guerras; A Cortina de Ferro


No decorrer da exibição do filme, solicite a produção de resumo ou mapa mental, para que os alunos consigam sintetizar as principais ideias do documentårio. Acesse AQUI.


2Âș Etapa; Leitura Compartilhada do texto: "Guerra Fria: Uma AnĂĄlise Abrangente"


A Guerra Fria, que perdurou desde o término da Segunda Guerra Mundial (1945) até a dissolução da União Soviética (1991), é o termo utilizado para descrever o período marcado por disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, ambos almejando a hegemonia política, econÎmica e militar global.

Causas e Conflitos de Interesses


As raĂ­zes do conflito residiam nas diferentes ideologias que guiavam essas superpotĂȘncias. Enquanto a UniĂŁo SoviĂ©tica buscava disseminar o socialismo, com economia planificada, partido Ășnico e ausĂȘncia de democracia, os Estados Unidos defendiam a expansĂŁo do sistema capitalista, fundamentado na economia de mercado, democracia e propriedade privada.

ApĂłs a Segunda Guerra Mundial, o contraste ideolĂłgico entre capitalismo e socialismo moldou a polĂ­tica, ideologia e sistemas militares. O medo de uma guerra direta, dada a posse de armamentos nucleares por ambas as partes, levou a conflitos indiretos, como na Coreia e no VietnĂŁ.

Estratégias e Blocos Militares






Para fortalecer o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshall, oferecendo emprĂ©stimos e investimentos para a recuperação econĂŽmica de paĂ­ses devastados pela guerra. 

Em resposta, a União Soviética criou o Comecon em 1949, contestando o Plano Marshall e impedindo seus aliados socialistas de aderirem ao favorecimento proposto pelos EUA.




A criação da OTAN pelos EUA e seus aliados, e do Pacto de Varsóvia pela União Soviética e seus aliados, refletiu a formação de blocos militares para se protegerem contra possíveis ataques. Este cenårio contribuiu para a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental.

Envolvimentos Indiretos e Conflitos Armados


A Guerra da Coreia (1951-1953) testemunhou o confronto entre o sul capitalista, apoiado pelos EUA, e o norte socialista, influenciado pelos soviéticos, resultando na divisão da Coreia no paralelo 38.

A Guerra do Vietnã (1959-1975) viu a intervenção direta dos EUA e da URSS, com os norte-americanos enfrentando dificuldades nas florestas tropicais contra os vietcongues. A derrota dos EUA em 1975 culminou na ascensão do Vietnã como Estado socialista.

O Fim da Guerra Fria e a AscensĂŁo do Capitalismo

aula sobre guerra fria




O declĂ­nio do socialismo, evidenciado pela falta de democracia e crises econĂŽmicas nas repĂșblicas soviĂ©ticas, acelerou-se na dĂ©cada de 1980. 

A queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou a reunificação das duas "Alemanhas".

O presidente soviĂ©tico Gorbachev, na dĂ©cada de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econĂŽmicas, acordos com os EUA e mudanças polĂ­ticas. 



O capitalismo emergiu vitorioso, encerrando um período de confrontos políticos, ideológicos e militares. A Guerra Fria chegava ao seu fim, deixando um legado de transformaçÔes geopolíticas e sociais.


3Âș Etapa; Fazer uma aula expositiva usando um mapa da Guerra Fria e o mapa da Nova Ordem Mundial

plano de aula Guerra Fria






 
                                                   

4Âș Etapa: Resolver o caça-palavras sobre Guerra Fria e consultar o dicionĂĄrio ou outra fonte para conhecer o significado dos termos









Solução:





5Âș Etapa; QuestionĂĄrio Individual

O que significa o termo geopolĂ­tica?

O que Ă© uma potĂȘncia mundial?

Por que, atualmente, o poderio militar Ă© menos importante que o poderio econĂŽmico e tecnolĂłgico para definir uma grande potĂȘncia mundial?

Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.

Como se configurou o poderio mundial apĂłs a Segunda Guerra Mundial?

Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impÔe à humanidade?

O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?

Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais sĂŁo os grandes conflitos nos dias de hoje?



6ÂȘ Etapa;  Avaliação Pesquisa e Elaboração de Podcast sobre a Guerra Fria


Proponha a subdivisĂŁo da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente

Solicite aos alunos que empreendam a produção de um podcast, no qual defendam as concepçÔes e ideias inerentes ao respectivo grupo que estĂŁo representando. 

Posteriormente, proceda à inversão dos papéis, proporcionando, assim, a todos os alunos a oportunidade de compreenderem os interesses das naçÔes envolvidas no contexto do conflito analisado.

Sugestão de Critérios Avaliativos


ConteĂșdo Substantivo (2,0 pontos):

  • Clareza na exposição das perspectivas do Ocidente e do Oriente.
  • Abordagem abrangente e precisa das ideias e concepçÔes representativas de cada bloco.

Argumentação e Justificativa (2,0): 

  • CoerĂȘncia e coesĂŁo nas argumentaçÔes apresentadas durante o podcast.
  • Utilização de evidĂȘncias histĂłricas para embasar as posiçÔes do grupo representante.

Qualidade da Produção (2,0):

  • Utilização eficaz de recursos sonoros, como mĂșsica de fundo, efeitos sonoros, etc.
  • Boa dicção, clareza e fluidez na expressĂŁo oral.

Colaboração em Grupo (2,0): 

  • Participação equitativa de todos os membros do grupo.
  • Demonstração de trabalho colaborativo na pesquisa e produção do conteĂșdo.

Respeito à Diversidade de OpiniÔes (2,0):

  • EvidĂȘncia de respeito Ă s opiniĂ”es e perspectivas divergentes durante as apresentaçÔes.

ConclusĂŁo:

Espero que esse plano de aula sobre Guerra-Fria tenha contribuĂ­do com seu planejamento de aula. NĂŁo se esqueça de fazer ajustes adaptando para a sua realidade escolar. Participe do blog deixando seu comentĂĄrio e nĂŁo se esqueça de se inscrever, assim vocĂȘ receberĂĄ tudo em primeira mĂŁo. AtĂ© mais! 

Publicidade


Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios