Plano de Aula - Tema Guerra Fria 

aula sobre guerra fria
Imagem de PIRO por Pixabay


O plano de aula sobre a Guerra Fria foi desenvolvido com o intuito de abordar as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas de 8º ano.

De forma prática e simples, elaborei uma sequência didática composta por sete etapas. Não se preocupe, pois você perceberá que é bastante acessível, e os resultados obtidos com o engajamento dos alunos são consideravelmente melhores quando utilizamos diversas linguagens na apresentação dos conteúdos.

Os objetivos propostos são os seguintes:

Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para compreender os conflitos e tensões contemporâneos, com ênfase nas situações geopolíticas na América e na África, e suas diversas regionalizações a partir do pós-guerra (EF08GE05).


Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, bem como a posição da potência estadunidense na ordem mundial pós-guerra (EF08GE08).


Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informações, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.

Outros objetivos podem ser considerados:


Compreender o conflito bipolar que influenciou o mundo do ponto de vista ideológico, político, econômico e militar entre EUA e a ex URSS.

Conhecer as etapas da Guerra Fria, relacionando os avanços dos EUA e recuos da URSS.

Discutir o fim do conflito e suas consequências principalmente para o continente europeu.

Tempo estimado: Sete aulas.

1º Etapa; Exibição do Documentário: Um Século de Guerras; A Cortina de Ferro


No decorrer da exibição do filme, solicite a produção de resumo ou mapa mental, para que os alunos consigam sintetizar as principais ideias do documentário. Acesse AQUI.


2º Etapa; Leitura Compartilhada do texto: "Guerra Fria: Uma Análise Abrangente"


A Guerra Fria, que perdurou desde o término da Segunda Guerra Mundial (1945) até a dissolução da União Soviética (1991), é o termo utilizado para descrever o período marcado por disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, ambos almejando a hegemonia política, econômica e militar global.

Causas e Conflitos de Interesses


As raízes do conflito residiam nas diferentes ideologias que guiavam essas superpotências. Enquanto a União Soviética buscava disseminar o socialismo, com economia planificada, partido único e ausência de democracia, os Estados Unidos defendiam a expansão do sistema capitalista, fundamentado na economia de mercado, democracia e propriedade privada.

Após a Segunda Guerra Mundial, o contraste ideológico entre capitalismo e socialismo moldou a política, ideologia e sistemas militares. O medo de uma guerra direta, dada a posse de armamentos nucleares por ambas as partes, levou a conflitos indiretos, como na Coreia e no Vietnã.

Estratégias e Blocos Militares






Para fortalecer o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshall, oferecendo empréstimos e investimentos para a recuperação econômica de países devastados pela guerra. 

Em resposta, a União Soviética criou o Comecon em 1949, contestando o Plano Marshall e impedindo seus aliados socialistas de aderirem ao favorecimento proposto pelos EUA.




A criação da OTAN pelos EUA e seus aliados, e do Pacto de Varsóvia pela União Soviética e seus aliados, refletiu a formação de blocos militares para se protegerem contra possíveis ataques. Este cenário contribuiu para a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental.

Envolvimentos Indiretos e Conflitos Armados


A Guerra da Coreia (1951-1953) testemunhou o confronto entre o sul capitalista, apoiado pelos EUA, e o norte socialista, influenciado pelos soviéticos, resultando na divisão da Coreia no paralelo 38.

A Guerra do Vietnã (1959-1975) viu a intervenção direta dos EUA e da URSS, com os norte-americanos enfrentando dificuldades nas florestas tropicais contra os vietcongues. A derrota dos EUA em 1975 culminou na ascensão do Vietnã como Estado socialista.

O Fim da Guerra Fria e a Ascensão do Capitalismo

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O declínio do socialismo, evidenciado pela falta de democracia e crises econômicas nas repúblicas soviéticas, acelerou-se na década de 1980. 

A queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou a reunificação das duas "Alemanhas".

O presidente soviético Gorbachev, na década de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas. 



O capitalismo emergiu vitorioso, encerrando um período de confrontos políticos, ideológicos e militares. A Guerra Fria chegava ao seu fim, deixando um legado de transformações geopolíticas e sociais.


3º Etapa; Fazer uma aula expositiva usando um mapa da Guerra Fria e o mapa da Nova Ordem Mundial

plano de aula Guerra Fria






 
                                                   

4º Etapa: Resolver o caça-palavras sobre Guerra Fria e consultar o dicionário ou outra fonte para conhecer o significado dos termos









Solução:





5º Etapa; Questionário Individual

O que significa o termo geopolítica?

O que é uma potência mundial?

Por que, atualmente, o poderio militar é menos importante que o poderio econômico e tecnológico para definir uma grande potência mundial?

Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.

Como se configurou o poderio mundial após a Segunda Guerra Mundial?

Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impõe à humanidade?

O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?

Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais são os grandes conflitos nos dias de hoje?



6ª Etapa;  Avaliação Pesquisa e Elaboração de Podcast sobre a Guerra Fria


Proponha a subdivisão da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente

Solicite aos alunos que empreendam a produção de um podcast, no qual defendam as concepções e ideias inerentes ao respectivo grupo que estão representando. 

Posteriormente, proceda à inversão dos papéis, proporcionando, assim, a todos os alunos a oportunidade de compreenderem os interesses das nações envolvidas no contexto do conflito analisado.

Sugestão de Critérios Avaliativos


Conteúdo Substantivo (2,0 pontos):

  • Clareza na exposição das perspectivas do Ocidente e do Oriente.
  • Abordagem abrangente e precisa das ideias e concepções representativas de cada bloco.

Argumentação e Justificativa (2,0): 

  • Coerência e coesão nas argumentações apresentadas durante o podcast.
  • Utilização de evidências históricas para embasar as posições do grupo representante.

Qualidade da Produção (2,0):

  • Utilização eficaz de recursos sonoros, como música de fundo, efeitos sonoros, etc.
  • Boa dicção, clareza e fluidez na expressão oral.

Colaboração em Grupo (2,0): 

  • Participação equitativa de todos os membros do grupo.
  • Demonstração de trabalho colaborativo na pesquisa e produção do conteúdo.

Respeito à Diversidade de Opiniões (2,0):

  • Evidência de respeito às opiniões e perspectivas divergentes durante as apresentações.

Conclusão:

Espero que esse plano de aula sobre Guerra-Fria tenha contribuído com seu planejamento de aula. Não se esqueça de fazer ajustes adaptando para a sua realidade escolar. Participe do blog deixando seu comentário e não se esqueça de se inscrever, assim você receberá tudo em primeira mão. Até mais! 

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