Plano de Aula - Tema Guerra Fria
Imagem de PIRO por Pixabay |
O plano de aula sobre a Guerra Fria foi desenvolvido com o intuito de abordar as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas de 8Âș ano.
De forma prĂĄtica e simples, elaborei uma sequĂȘncia didĂĄtica composta por sete etapas. NĂŁo se preocupe, pois vocĂȘ perceberĂĄ que Ă© bastante acessĂvel, e os resultados obtidos com o engajamento dos alunos sĂŁo consideravelmente melhores quando utilizamos diversas linguagens na apresentação dos conteĂșdos.
Os objetivos propostos sĂŁo os seguintes:
Aplicar os conceitos de Estado, nação, territĂłrio, governo e paĂs para compreender os conflitos e tensĂ”es contemporĂąneos, com ĂȘnfase nas situaçÔes geopolĂticas na AmĂ©rica e na Ăfrica, e suas diversas regionalizaçÔes a partir do pĂłs-guerra (EF08GE05).
Analisar a situação do Brasil e de outros paĂses da AmĂ©rica Latina e da Ăfrica, bem como a posição da potĂȘncia estadunidense na ordem mundial pĂłs-guerra (EF08GE08).
Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informaçÔes, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.
Os objetivos propostos sĂŁo os seguintes:
Aplicar os conceitos de Estado, nação, territĂłrio, governo e paĂs para compreender os conflitos e tensĂ”es contemporĂąneos, com ĂȘnfase nas situaçÔes geopolĂticas na AmĂ©rica e na Ăfrica, e suas diversas regionalizaçÔes a partir do pĂłs-guerra (EF08GE05).
Analisar a situação do Brasil e de outros paĂses da AmĂ©rica Latina e da Ăfrica, bem como a posição da potĂȘncia estadunidense na ordem mundial pĂłs-guerra (EF08GE08).
Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informaçÔes, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.
Outros objetivos podem ser considerados:
Compreender o conflito bipolar que influenciou o mundo do ponto de vista ideolĂłgico, polĂtico, econĂŽmico e militar entre EUA e a ex URSS.
Conhecer as etapas da Guerra Fria, relacionando os avanços dos EUA e recuos da URSS.
Discutir o fim do conflito e suas consequĂȘncias principalmente para o continente europeu.
Tempo estimado: Sete aulas.
1Âș Etapa; Exibição do DocumentĂĄrio: Um SĂ©culo de Guerras; A Cortina de Ferro
No decorrer da exibição do filme, solicite a produção de resumo ou mapa mental, para que os alunos consigam sintetizar as principais ideias do documentårio. Acesse AQUI.
2Âș Etapa; Leitura Compartilhada do texto: "Guerra Fria: Uma AnĂĄlise Abrangente"
Causas e Conflitos de Interesses
As raĂzes do conflito residiam nas diferentes ideologias que guiavam essas superpotĂȘncias. Enquanto a UniĂŁo SoviĂ©tica buscava disseminar o socialismo, com economia planificada, partido Ășnico e ausĂȘncia de democracia, os Estados Unidos defendiam a expansĂŁo do sistema capitalista, fundamentado na economia de mercado, democracia e propriedade privada.
ApĂłs a Segunda Guerra Mundial, o contraste ideolĂłgico entre capitalismo e socialismo moldou a polĂtica, ideologia e sistemas militares. O medo de uma guerra direta, dada a posse de armamentos nucleares por ambas as partes, levou a conflitos indiretos, como na Coreia e no VietnĂŁ.
Estratégias e Blocos Militares
Para fortalecer o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshall, oferecendo emprĂ©stimos e investimentos para a recuperação econĂŽmica de paĂses devastados pela guerra.
Em resposta, a União Soviética criou o Comecon em 1949, contestando o Plano Marshall e impedindo seus aliados socialistas de aderirem ao favorecimento proposto pelos EUA.
A criação da OTAN pelos EUA e seus aliados, e do Pacto de VarsĂłvia pela UniĂŁo SoviĂ©tica e seus aliados, refletiu a formação de blocos militares para se protegerem contra possĂveis ataques. Este cenĂĄrio contribuiu para a divisĂŁo da Alemanha em Ocidental e Oriental.
Envolvimentos Indiretos e Conflitos Armados
A Guerra da Coreia (1951-1953) testemunhou o confronto entre o sul capitalista, apoiado pelos EUA, e o norte socialista, influenciado pelos soviéticos, resultando na divisão da Coreia no paralelo 38.
A Guerra do Vietnã (1959-1975) viu a intervenção direta dos EUA e da URSS, com os norte-americanos enfrentando dificuldades nas florestas tropicais contra os vietcongues. A derrota dos EUA em 1975 culminou na ascensão do Vietnã como Estado socialista.
O Fim da Guerra Fria e a AscensĂŁo do Capitalismo
A queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou a reunificação das duas "Alemanhas".
O presidente soviĂ©tico Gorbachev, na dĂ©cada de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econĂŽmicas, acordos com os EUA e mudanças polĂticas.
O presidente soviĂ©tico Gorbachev, na dĂ©cada de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econĂŽmicas, acordos com os EUA e mudanças polĂticas.
O capitalismo emergiu vitorioso, encerrando um perĂodo de confrontos polĂticos, ideolĂłgicos e militares. A Guerra Fria chegava ao seu fim, deixando um legado de transformaçÔes geopolĂticas e sociais.
Solução:
O que Ă© uma potĂȘncia mundial?
Por que, atualmente, o poderio militar Ă© menos importante que o poderio econĂŽmico e tecnolĂłgico para definir uma grande potĂȘncia mundial?
Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.
Como se configurou o poderio mundial apĂłs a Segunda Guerra Mundial?
Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impÔe à humanidade?
O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?
Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais sĂŁo os grandes conflitos nos dias de hoje?
Proponha a subdivisĂŁo da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente.
3Âș Etapa; Fazer uma aula expositiva usando um mapa da Guerra Fria e o mapa da Nova Ordem Mundial
4Âș Etapa: Resolver o caça-palavras sobre Guerra Fria e consultar o dicionĂĄrio ou outra fonte para conhecer o significado dos termos
Solução:
5Âș Etapa; QuestionĂĄrio Individual
O que significa o termo geopolĂtica?
O que Ă© uma potĂȘncia mundial?
Por que, atualmente, o poderio militar Ă© menos importante que o poderio econĂŽmico e tecnolĂłgico para definir uma grande potĂȘncia mundial?
Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.
Como se configurou o poderio mundial apĂłs a Segunda Guerra Mundial?
Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impÔe à humanidade?
O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?
Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais sĂŁo os grandes conflitos nos dias de hoje?
6ÂȘ Etapa; Avaliação Pesquisa e Elaboração de Podcast sobre a Guerra Fria
Proponha a subdivisĂŁo da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente.
Solicite aos alunos que empreendam a produção de um podcast, no qual defendam as concepçÔes e ideias inerentes ao respectivo grupo que estão representando.
Posteriormente, proceda à inversão dos papéis, proporcionando, assim, a todos os alunos a oportunidade de compreenderem os interesses das naçÔes envolvidas no contexto do conflito analisado.
ConteĂșdo Substantivo (2,0 pontos):
Argumentação e Justificativa (2,0):
Qualidade da Produção (2,0):
Colaboração em Grupo (2,0):
Respeito à Diversidade de OpiniÔes (2,0):
Sugestão de Critérios Avaliativos
ConteĂșdo Substantivo (2,0 pontos):
- Clareza na exposição das perspectivas do Ocidente e do Oriente.
- Abordagem abrangente e precisa das ideias e concepçÔes representativas de cada bloco.
Argumentação e Justificativa (2,0):
- CoerĂȘncia e coesĂŁo nas argumentaçÔes apresentadas durante o podcast.
- Utilização de evidĂȘncias histĂłricas para embasar as posiçÔes do grupo representante.
Qualidade da Produção (2,0):
- Utilização eficaz de recursos sonoros, como mĂșsica de fundo, efeitos sonoros, etc.
- Boa dicção, clareza e fluidez na expressão oral.
Colaboração em Grupo (2,0):
- Participação equitativa de todos os membros do grupo.
- Demonstração de trabalho colaborativo na pesquisa e produção do conteĂșdo.
Respeito à Diversidade de OpiniÔes (2,0):
- EvidĂȘncia de respeito Ă s opiniĂ”es e perspectivas divergentes durante as apresentaçÔes.
ConclusĂŁo:
Espero que esse plano de aula sobre Guerra-Fria tenha contribuĂdo com seu planejamento de aula. NĂŁo se esqueça de fazer ajustes adaptando para a sua realidade escolar. Participe do blog deixando seu comentĂĄrio e nĂŁo se esqueça de se inscrever, assim vocĂȘ receberĂĄ tudo em primeira mĂŁo. AtĂ© mais!
Publicidade
0 ComentĂĄrios
Gostou do conteĂșdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentĂĄrio.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles