Plano de Aula - Tema Guerra Fria
Imagem de PIRO por Pixabay |
O plano de aula sobre a Guerra Fria foi desenvolvido com o intuito de abordar as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas de 8º ano.
De forma prática e simples, elaborei uma sequência didática composta por sete etapas. Não se preocupe, pois você perceberá que é bastante acessível, e os resultados obtidos com o engajamento dos alunos são consideravelmente melhores quando utilizamos diversas linguagens na apresentação dos conteúdos.
Os objetivos propostos são os seguintes:
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para compreender os conflitos e tensões contemporâneos, com ênfase nas situações geopolíticas na América e na África, e suas diversas regionalizações a partir do pós-guerra (EF08GE05).
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, bem como a posição da potência estadunidense na ordem mundial pós-guerra (EF08GE08).
Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informações, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.
Os objetivos propostos são os seguintes:
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para compreender os conflitos e tensões contemporâneos, com ênfase nas situações geopolíticas na América e na África, e suas diversas regionalizações a partir do pós-guerra (EF08GE05).
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, bem como a posição da potência estadunidense na ordem mundial pós-guerra (EF08GE08).
Ao utilizar essa abordagem, buscamos não apenas transmitir informações, mas também proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos relacionados à Guerra Fria, promovendo assim um aprendizado mais significativo.
Outros objetivos podem ser considerados:
Compreender o conflito bipolar que influenciou o mundo do ponto de vista ideológico, político, econômico e militar entre EUA e a ex URSS.
Conhecer as etapas da Guerra Fria, relacionando os avanços dos EUA e recuos da URSS.
Discutir o fim do conflito e suas consequências principalmente para o continente europeu.
Tempo estimado: Sete aulas.
1º Etapa; Exibição do Documentário: Um Século de Guerras; A Cortina de Ferro
No decorrer da exibição do filme, solicite a produção de resumo ou mapa mental, para que os alunos consigam sintetizar as principais ideias do documentário. Acesse AQUI.
2º Etapa; Leitura Compartilhada do texto: "Guerra Fria: Uma Análise Abrangente"
Causas e Conflitos de Interesses
As raízes do conflito residiam nas diferentes ideologias que guiavam essas superpotências. Enquanto a União Soviética buscava disseminar o socialismo, com economia planificada, partido único e ausência de democracia, os Estados Unidos defendiam a expansão do sistema capitalista, fundamentado na economia de mercado, democracia e propriedade privada.
Após a Segunda Guerra Mundial, o contraste ideológico entre capitalismo e socialismo moldou a política, ideologia e sistemas militares. O medo de uma guerra direta, dada a posse de armamentos nucleares por ambas as partes, levou a conflitos indiretos, como na Coreia e no Vietnã.
Estratégias e Blocos Militares
Para fortalecer o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshall, oferecendo empréstimos e investimentos para a recuperação econômica de países devastados pela guerra.
Em resposta, a União Soviética criou o Comecon em 1949, contestando o Plano Marshall e impedindo seus aliados socialistas de aderirem ao favorecimento proposto pelos EUA.
A criação da OTAN pelos EUA e seus aliados, e do Pacto de Varsóvia pela União Soviética e seus aliados, refletiu a formação de blocos militares para se protegerem contra possíveis ataques. Este cenário contribuiu para a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental.
Envolvimentos Indiretos e Conflitos Armados
A Guerra da Coreia (1951-1953) testemunhou o confronto entre o sul capitalista, apoiado pelos EUA, e o norte socialista, influenciado pelos soviéticos, resultando na divisão da Coreia no paralelo 38.
A Guerra do Vietnã (1959-1975) viu a intervenção direta dos EUA e da URSS, com os norte-americanos enfrentando dificuldades nas florestas tropicais contra os vietcongues. A derrota dos EUA em 1975 culminou na ascensão do Vietnã como Estado socialista.
O Fim da Guerra Fria e a Ascensão do Capitalismo
A queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou a reunificação das duas "Alemanhas".
O presidente soviético Gorbachev, na década de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas.
O presidente soviético Gorbachev, na década de 1990, acelerou o fim do socialismo por meio de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas.
O capitalismo emergiu vitorioso, encerrando um período de confrontos políticos, ideológicos e militares. A Guerra Fria chegava ao seu fim, deixando um legado de transformações geopolíticas e sociais.
Solução:
O que é uma potência mundial?
Por que, atualmente, o poderio militar é menos importante que o poderio econômico e tecnológico para definir uma grande potência mundial?
Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.
Como se configurou o poderio mundial após a Segunda Guerra Mundial?
Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impõe à humanidade?
O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?
Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais são os grandes conflitos nos dias de hoje?
Proponha a subdivisão da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente.
3º Etapa; Fazer uma aula expositiva usando um mapa da Guerra Fria e o mapa da Nova Ordem Mundial
4º Etapa: Resolver o caça-palavras sobre Guerra Fria e consultar o dicionário ou outra fonte para conhecer o significado dos termos
Solução:
5º Etapa; Questionário Individual
O que significa o termo geopolítica?
O que é uma potência mundial?
Por que, atualmente, o poderio militar é menos importante que o poderio econômico e tecnológico para definir uma grande potência mundial?
Explique, com suas palavras, em que consistiu a Guerra Fria.
Como se configurou o poderio mundial após a Segunda Guerra Mundial?
Quais são os problemas que a expansão dos armamentos nucleares impõe à humanidade?
O fim da Guerra Fria extinguiu ou reduziu as guerras e conflitos armados no planeta?
Qual foi o grande conflito mundial na ordem bipolar? Quais são os grandes conflitos nos dias de hoje?
6ª Etapa; Avaliação Pesquisa e Elaboração de Podcast sobre a Guerra Fria
Proponha a subdivisão da sala de aula em dois grupos distintos, sendo um incumbido de representar as perspectivas do Ocidente e o outro, as do Oriente.
Solicite aos alunos que empreendam a produção de um podcast, no qual defendam as concepções e ideias inerentes ao respectivo grupo que estão representando.
Posteriormente, proceda à inversão dos papéis, proporcionando, assim, a todos os alunos a oportunidade de compreenderem os interesses das nações envolvidas no contexto do conflito analisado.
Conteúdo Substantivo (2,0 pontos):
Argumentação e Justificativa (2,0):
Qualidade da Produção (2,0):
Colaboração em Grupo (2,0):
Respeito à Diversidade de Opiniões (2,0):
Sugestão de Critérios Avaliativos
Conteúdo Substantivo (2,0 pontos):
- Clareza na exposição das perspectivas do Ocidente e do Oriente.
- Abordagem abrangente e precisa das ideias e concepções representativas de cada bloco.
Argumentação e Justificativa (2,0):
- Coerência e coesão nas argumentações apresentadas durante o podcast.
- Utilização de evidências históricas para embasar as posições do grupo representante.
Qualidade da Produção (2,0):
- Utilização eficaz de recursos sonoros, como música de fundo, efeitos sonoros, etc.
- Boa dicção, clareza e fluidez na expressão oral.
Colaboração em Grupo (2,0):
- Participação equitativa de todos os membros do grupo.
- Demonstração de trabalho colaborativo na pesquisa e produção do conteúdo.
Respeito à Diversidade de Opiniões (2,0):
- Evidência de respeito às opiniões e perspectivas divergentes durante as apresentações.
Conclusão:
Espero que esse plano de aula sobre Guerra-Fria tenha contribuído com seu planejamento de aula. Não se esqueça de fazer ajustes adaptando para a sua realidade escolar. Participe do blog deixando seu comentário e não se esqueça de se inscrever, assim você receberá tudo em primeira mão. Até mais!
Publicidade
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se na caixa: (seguidores) para receber mais conteúdo exclusivo no seu e-mail.
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila.