Aula de Geografia: A Transformação da Paisagem pela Ação do Homem
Objetivo da BNCC (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos
Outros objetivos:
- Compreender como a ação humana modifica a paisagem ao nosso redor.
- Analisar as transformações da paisagem urbana, com foco em prédios e avenidas.
- Explorar a relação entre sociedade e natureza na construção do espaço geográfico.
Metodologia
Introdução (10 minutos): Apresente o tema da aula e sua importância no estudo da Geografia.
Explique o conceito de paisagem e suas diferentes interpretações.
Destaque a relação entre a paisagem urbana e a ação do homem.
Desenvolvimento (30 minutos):Explique como o trabalho humano transforma a natureza em espaço geográfico.
Apresente exemplos históricos, como a técnica de irrigação utilizada no antigo Egito.
Explore os diversos sinais da ação humana na paisagem, como construções, infraestruturas e áreas preservadas.
Estimule a reflexão sobre as modificações introduzidas pelo homem na paisagem natural.
Atividade : Distribua a imagem 1e proponha a análise das em ordem cronológica dos eventos ocorridos ao longo do tempo.
Incentive a discussão em grupo e a justificativa das respostas.
Leia também: Gestão de sala de aula; Como otimizar o seu tempo de aula
Apresente a imagem 2 e promova uma reflexão sobre se essa paisagem é natural ou humanizada, incentivando a argumentação dos alunos.
Discussão em sala (15 minutos): Retome as respostas da atividade e incentive o debate sobre as transformações da paisagem urbana.
Pergunte aos alunos se eles percebem marcas do passado na cidade atual e peça justificativas.
Avaliação: Durante a aula, observe a participação dos alunos nas discussões e a capacidade de argumentação.
Analise as respostas da atividade, verificando a compreensão dos conceitos abordados.
Realize uma síntese final, reforçando os principais pontos discutidos durante a aula.
Essa aula tem como objetivo promover a reflexão sobre a transformação da paisagem pela ação do homem. Ao aplicá-la, utilize metodologias que estimulem a participação ativa dos alunos, como debates, análise de imagens e discussões em grupo.
Ao avaliar, observe a compreensão dos conceitos e a capacidade de argumentação dos alunos.
Lembre-se de adaptar a aula de acordo com a dinâmica da sua turma e aproveite para compartilhar esse post com seus colegas. Assim podemos alcançar mais pessoas. Até a próxima.
Publicidade
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles