Geografia: Planejamento anual 9ºano do ensino Fundamental II

planejamento anual de geografia 9ºano
Imagem de Dorothe por Pixabay


No 9º ano do Ensino Fundamental II, os estudantes continuarão a desenvolver suas habilidades em geografia, explorando questões globais, relações de poder, diversidade cultural e dinâmicas socioeconômicas em diferentes regiões do mundo. 

Eles aprofundarão sua compreensão sobre como a hegemonia europeia afetou várias regiões, a influência das corporações internacionais, a multiplicidade cultural e os desafios socioambientais globais. 

Durante o ano, os alunos aprimorarão suas habilidades críticas de análise e interpretação de informações geográficas para entender o mundo complexo em que vivemos. 

Objetivos do 1º Bimestre: 

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. 

 (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. 

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. 

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
 

Publicidade


Conteúdos:

  •  Hegemonia europeia e influência global.
  • Atuação das corporações internacionais.
  • Diversidade cultural e manifestações de minorias étnicas.
  • Diferenças de paisagens e modos de vida em diferentes regiões.

Metodologias: 

  • Pesquisa sobre a hegemonia europeia.
  • Análise de documentos e notícias sobre corporações internacionais.
  • Estudo de manifestações culturais de minorias étnicas.
  • Comparação de paisagens e modos de vida.

Avaliações:

  •  Seminário em grupos sobre a influência europeia global.
  • Análise crítica de notícias sobre corporações internacionais.
  • Apresentações sobre manifestações culturais.
  • Avaliação escrita sobre diferenças de paisagens.

Material Extra:

 Documentário: Matéria de Capa - Crise Europeia 

Canção: "We Are the Champions" do Queen

Experimento Prático:

"Festival da Diversidade Étnico-Cultural da Eupora"

Objetivo: Promover a valorização e compreensão das diferentes culturas de minorias étnicas presentes na sociedade por meio da organização e realização de um evento cultural na escola.

Organize uma festa das nações dividindo os alunos em pequenos grupos, cada grupo pode representar um país. Abaixo tem uma descrição completa de como organizar uma festa das nações.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: COMO ELABORAR UMA FESTA DAS NAÇÕES DE SUCESSO 

Objetivos do 2º Bimestre:

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias. 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia. 

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

planejamento de geografia anual do 9º ano
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Publicidade

 Conteúdos:

  • Globalização e Mundialização
  • Divisão do Mundo em Ocidente e Oriente
  • Componentes Físico-Naturais da Eurásia:
  • Transformações Territoriais e Conflitos Regionais

Metodologias:

Aulas expositivas para introduzir conceitos-chave relacionados à globalização, à divisão do mundo em Ocidente e Oriente, e aos componentes físico-naturais da Eurásia.

Atividades práticas de pesquisa em grupo, onde os alunos podem explorar a história e a cultura de diferentes regiões da Eurásia e identificar conflitos e tensões regionais.

Uso de recursos audiovisuais, como vídeos e documentários, para ilustrar as transformações territoriais e os conflitos em áreas específicas da Europa, Ásia e Oceania.

Discussões em sala de aula para debater as implicações da globalização na vida cotidiana dos alunos e como ela se manifesta em diferentes partes do mundo.

Realização de atividades interdisciplinares que relacionem os conteúdos de Geografia com outras disciplinas, como História e Ciências.

Avaliações:


Mapa Mental: Os alunos serão avaliados na criação de mapas mentais que representem visualmente os conceitos-chave relacionados à globalização, à divisão do mundo em Ocidente e Oriente, aos componentes físico-naturais da Eurásia e às transformações territoriais. 

Isso permite que eles organizem suas ideias de forma clara e demonstrem compreensão conceitual.

Seminário: Os estudantes serão divididos em grupos e responsáveis por apresentar um seminário sobre um tópico específico relacionado aos conteúdos abordados. 

Eles devem explicar o tema, suas implicações e proporcionar uma discussão aprofundada. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, comunicação oral e colaboração.

Produção de Podcast: Os alunos serão desafiados a criar um podcast relacionado à globalização, destacando exemplos concretos da influência desse fenômeno em diferentes partes do mundo.

Isso requer pesquisa, argumentação e habilidades de comunicação oral. Os podcasts podem ser compartilhados com a turma para discussão.

Lapbook: Os estudantes terão a tarefa de criar um lapbook interativo que aborde as transformações territoriais e conflitos regionais na Europa, Ásia e Oceania. O lapbook pode incluir mapas, gráficos, textos explicativos e elementos visuais que resumam informações essenciais. Isso promove a síntese de conhecimento e habilidades de organização.

Publicidade


Material Extra:


Documentário: Europa Selvagem no YouTube. O documentário desbrava todas as paisagens e a vida selvagem do continente europeu.


Música: Indico a canção "Across the Universe" dos Beatles. 

A música aborda o tema da conexão e unidade entre as pessoas, que pode ser relacionado à análise das transformações territoriais e conflitos regionais na Eurásia, destacando a importância de compreender as diferenças e buscar a harmonia em uma região tão diversa e complexa.

LEIA TAMBÉM: PLANO DE AULA -EUROPA- CONHECIMENTOS GERAIS 

Objetivos do 3º Bimestre: 

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

 (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. 

 (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. 

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. 

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima


planejamento anual de geografia 9º ano
Imagem de billy cedeno por Pixabay
 

Conteúdos: 

  • Características físico-naturais de países europeus, asiáticos e da Oceania.
  • Desigualdades sociais e econômicas.
  • Impactos do processo de industrialização.
  • Mudanças técnicas e científicas no trabalho.
  • Consequências do processo de urbanização.
  • Importância da produção agropecuária.


Metodologias:

  • Simulação de negociações comerciais, onde os alunos representam diferentes países e corporações.
  • Simulação de negociações de fronteira, onde os alunos representam diferentes nações e debatem questões fronteiriças.
  • Pesquisas no laboratório de informática para coleta de informações sobre conflitos da contemporaneidade.
  • Roda de Conversas.
Publicidade


Avaliações:
  • Apresentação de seminários em grupos divididos por temas.
  • Produção de mapas mentais.
  • Produção de Podcast
  • Avaliações escritas objetivas e dissertativas
  • Pesquisa e produção do mapa da fome no Brasil e no mundo.
  • Produção de resumos sobre o documentário assistido.

Material Extra:

Documentário: "Fome um desafio global"presente no youtube

Canção: "Money" de Pink Floyd; A canção "Money" do Pink Floyd critica a obsessão pela riqueza material e o poder do dinheiro na sociedade moderna. Ela destaca como o dinheiro pode corromper valores e relacionamentos, tornando-se uma força destrutiva. 

Além disso, a música questiona a busca incessante pela riqueza e como isso pode alienar as pessoas de sua verdadeira essência.

Experimento Prático: 

Apresentação teatral com o tema "Vida no campo e vida na cidade"



4º Bimestre:

 (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. 

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. 

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. 

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

planejamento anual de geografia 9º ano
Imagem de Wolfgang Borchers por Pixabay


Conteúdos:

  •  Cartografia, Projeções cartográficas e outras representações.
  • Desigualdade e distribuição de riqueza em escala global 
  • Domínios morfoclimáticos da Europa 
  • Domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Comércio Internacional.
  • Fontes de energia em escala global.

Metodologias:

  • Aprendizagem por estações.
  • Leitura e interpretação de diferentes mapas
  • Elaboração de gráficos, mapas e anamorfoses geográficas.
  • Comparação e classificação de regiões do mundo.
  • Identificação e comparação de domínios morfoclimáticos.
  • Análise de casos de características físico-naturais e formas de ocupação.
  • Análise de cadeias industriais e de inovação.

Avaliações:

  •  Apresentação e interpretação de gráficos, mapas e anamorfoses geográficas.
  • Comparação e classificação de regiões do mundo.
  • Avaliação escrita sobre domínios morfoclimáticos e características físico-naturais.

  • Análise de cadeias industriais e de inovação.

  • Produção de maquetes dos diferentes continentes estudados( Ásia, Europa e Oceania)


Material Extra:

Exibição do documentário: A Jornada da Vida - China - Rio Yangtzé.

Exibição do Filme: "Moana: Um Mar de Aventuras" pode ser uma opção interessante para explorar temas relacionados à Oceania em sala de aula. 

Embora seja uma produção da Disney e tenha elementos de fantasia, o filme oferece uma representação culturalmente sensível da região do Pacífico Sul, incluindo sua mitologia, tradições e conexão com o oceano. 

É uma maneira cativante de introduzir os alunos a aspectos da cultura e da geografia da Oceania, além de discutir questões ambientais e o relacionamento humano com o meio ambiente marinho.


Espero que este planejamento anual de geografia para o 9ºano, tenha te ajudado no seu cronograma e organização. Para receber mais conteúdos exclusivos para professores de geografia, inscreva-se no blog, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas. Assim podemos continuar ampliando nosso debate sobre práticas dala de aula. Até mais!

Publicidade