Planejamento Anual BNCC Geografia 9ºAno 2025 - Copiar e Colar


plano de aula geografia


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Elaborar um plano de aula Geografia 9º ano pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para professores iniciantes que precisam conciliar os conteúdos amplos da disciplina, os temas interdisciplinares e as competências exigidas pela BNCC.

Com tantas informações para organizar — habilidades, conteúdos, metodologias, atividades e avaliações — é comum sentir-se perdido na hora de estruturar um planejamento anual coerente e eficiente. 

A pressão por prazos curtos e a falta de apoio tornam essa tarefa ainda mais complexa.

Se o seu objetivo é entregar um plano de aula de Geografia para o 9º ano completo, bem estruturado e alinhado às diretrizes da BNCC, este guia vai facilitar o processo. 

Aqui você encontrará um modelo prático de planejamento anual, organizado por bimestre, com sugestões de conteúdos, metodologias, avaliações e atividades complementares.

Ao final da leitura, você terá em mãos um plano de aula pronto para aplicar em sala, garantindo mais clareza, organização e tranquilidade para o seu trabalho.

Habilidades e Conteúdos Distribuídos ao Longo do 9ºA EF II

Como nós já sabemos, as habilidades e conteúdos vem por padrão na própria BNCC. Então a primeira coisa a se fazer é distribuir as habilidades ao longo do ano. 

O que eu vou te falar aqui é tão óbvio, que dá até raiva. Porque depois que você aprende, nada te para.

Simplesmente você vai pegar a quantidade de habilidades e dividir por quatro. Simples assim...No caso aqui do 9º ano, são dezoito habilidades, que divido por quatro temos então 4,5 habilidades. 

Ou seja, cada bimestre deve ter quatro habilidades e em algum outro bimestre, você encaixa a habilidade que sobrou. Viu como é simples? Bom, vamos continuar. Agora vou deixar uma divisão simples e clara das habilidades e conteúdos. 

Ressalto que os conteúdos podem estar elencados em ordens diferentes, pois cada escola adota um determinado material didático.

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Habilidades e conteúdos do primeiro bimestre

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. 

 (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. 

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. 

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

Conteúdos:

  •  Hegemonia europeia e influência global.
  • Atuação das corporações internacionais.
  • Diversidade cultural e manifestações de minorias étnicas.
  • Diferenças de paisagens e modos de vida em diferentes regiões.

Habilidades e Conteúdos do 2ºBimestre para o 9º ano do EFII

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

 Conteúdos:

  • Globalização e Mundialização
  • Divisão do Mundo em Ocidente e Oriente
  • Componentes Físico-Naturais da Eurásia:
  • Transformações Territoriais e Conflitos Regionais.

Habilidades e conteúdos do 3º Bimestre para o 9ºAno EFII

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

 (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. 

 (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. 

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. 

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e á matéria prima.

Conteúdos: 

  • Características físico-naturais de países europeus, asiáticos e da Oceania.
  • Desigualdades sociais e econômicas.
  • Impactos do processo de industrialização.
  • Mudanças técnicas e científicas no trabalho.
  • Consequências do processo de urbanização.
  • Importância da produção agropecuária.

Habilidades e Conteúdos do 4º Bimestre para o 9ºano do EFII

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. 

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. 

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. 

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Conteúdos:

  • Cartografia, Projeções cartográficas e outras representações.
  • Desigualdade e distribuição de riqueza em escala global 
  • Domínios morfoclimáticos da Europa 
  • Domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Comércio Internacional.
  • Fontes de energia em escala global.

Metodologias de Ensino a Serem Desenvolvidas ao longo do Ano

Ao longo do ano letivo eu procuro "fugir" do padrão. É de extrema importância diversificar as metodologias de ensino. 

Mas não se preocupe, se você está começando agora, foque na velha e boa aula expositiva. Aos poucos você vai adquirindo segurança para oferecer outros formatos. 

A seguir, organizei uma lista completa de estratégias que você pode aplicar nas suas aulas de Geografia do 9º ano:

  • Aulas expositivas dialogadas para introdução dos conteúdos;
  • Pesquisas individuais e em grupo sobre temas como hegemonia europeia, globalização e conflitos territoriais;
  • Estudo e análise de documentos, gráficos, notícias e dados estatísticos atuais;
  • Roda de conversa e debates mediados com temáticas socioambientais e culturais;
  • Uso de recursos audiovisuais como documentários, músicas e vídeos temáticos;
  • Simulação de negociações comerciais ou fronteiriças entre países fictícios;
  • Estações de aprendizagem com rotação de atividades práticas;
  • Produção de podcasts temáticos e mapas mentais como formas de avaliação e expressão criativa;
  • Criação de lapbooks e painéis interativos para fixação dos conteúdos;
  • Elaboração e interpretação de mapas temáticos, gráficos, croquis e anamorfoses;
  • Atividades interdisciplinares com História, Ciências e Ensino Religioso;
  • Estudos do meio e visitas pedagógicas a áreas urbanas, rurais ou industriais;
  • Projetos de intervenção escolar com foco em sustentabilidade e diversidade cultural;
  • Análise de estudos de caso sobre fontes de energia, agropecuária e industrialização;
  • Gamificação e quizzes interativos para revisão de conteúdo;
  • Criação de blogs e diários digitais com registros e aprendizagens.
  • Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos;
  • Utilização de geotecnologias como Google Earth e Google My Maps;
  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP);
  • Sala de Aula Invertida 
  • Ensino Híbrido

Ufa, isso não quer dizer o fim ok, e muito menos que você tem que aplicar todas essas metodologias ou ser um expert em tudo isso...é só uma base para você colocar no seu planejamento e ir aplicando conforme o ritmo e aceitação da turma. 

Instrumentos Avaliativos (Provas e Atividades Avaliativas)

Chegamos no ponto onde parece moda falar a palavra "instrumento avaliativo". Mas na verdade isso é uma maneira diferente de falar sobre prova. Mas veja bem, a prova pode ser um produto final. Não necessariamente fazer nos quatro bimestres provas objetivas ou dissertativas. Ao longo do ano, eu gosto de variar bastante os instrumentos avaliativos com minha turma do 9º ano. 

Aprendi que quanto mais diversificadas forem as formas de avaliar, mais chances temos de alcançar todos os alunos — respeitando seus estilos de aprendizagem e incentivando diferentes habilidades.

Abaixo, compartilho com você os instrumentos avaliativos que uso nas minhas aulas de Geografia. Lembrando que essas foram pensadas para o 9ºano. Já testei todos e posso garantir que funcionam muito bem na prática:

  • Provas escritas tradicionais (não precisa ser todo bimestre);
  • Seminários em grupo sobre temas como hegemonia europeia, globalização e conflitos territoriais;
  • Análise crítica de notícias atuais sobre corporações internacionais;
  • Apresentações orais sobre manifestações culturais de minorias étnicas;
  • Criação de mapas mentais para organizar ideias e representar visualmente os principais conceitos trabalhados;
  • Produção de podcasts — uma atividade super envolvente para trabalhar argumentação e comunicação oral;
  • Elaboração de lapbooks interativos com mapas, gráficos e explicações sobre conflitos e divisões territoriais;
  • Resumos reflexivos após a exibição de filmes e documentários;
  • Comparação e classificação de regiões do mundo com base em dados reais, como PIB, IDH, população etc.;
  • Leitura e interpretação de gráficos, mapas temáticos e anamorfoses geográficas;
  • Construção do "Mapa da Fome" com dados atuais sobre insegurança alimentar no Brasil e no mundo;
  • Maquetes temáticas dos continentes estudados (Ásia, Europa e Oceania);
  • Análise de cadeias industriais, uso de energia e impactos ambientais em diferentes regiões;
  • Avaliação escrita sobre domínios morfoclimáticos e ocupação do espaço geográfico.

Essas avaliações não servem apenas para dar notas, elas servem de base para você acompanhar o desempenho do estudante. 

Se você quiser adaptar alguma dessas ideias para sua realidade, fique à vontade. O importante é que o processo avaliativo não seja "uma tortura" mas sim um momento de produzir e apresentar resultados. 

Atividades Extras e Recomendação De Recursos Pedagógico

Além do planejamento bimestral com conteúdos, habilidades e metodologias, eu sempre busco incluir atividades extras ao longo do ano. Elas enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, despertam o interesse dos alunos e tornam as aulas mais significativas.

Aqui vale ressaltar que isso também depende da infraestrutura que a escola oferece ao professor, mas vou te mostrar que tudo é possível, mesmo com poucos recursos.

Eu gosto muito de exibir filmes e documentários. Indico, por exemplo, "Matéria de Capa – Crise Europeia", que ajuda a contextualizar muitos dos debates que temos sobre hegemonia, crise econômica e instabilidade. 

Também gosto muito do documentário "Europa Selvagem" (disponível no YouTube), que apresenta paisagens, fauna e aspectos ambientais do continente europeu de forma encantadora.

Outro que já usei com excelentes resultados foi "Fome: Um Desafio Global", também no YouTube. 

Ele traz uma reflexão profunda sobre a desigualdade no acesso à alimentação — tema essencial no 9º ano. 

Para trabalhar o conteúdo de forma mais leve, mas ainda reflexiva, costumo usar trechos do filme "Moana: Um Mar de Aventuras". Apesar de ser uma animação, permite explorar aspectos da cultura dos povos originários da Oceania, além da relação dessas comunidades com o meio ambiente.

Também uso músicas como ponto de partida para discussão. Já levei para a sala a canção "We Are the Champions", do Queen, como abertura para o debate sobre superação de conflitos históricos. "Across the Universe", dos Beatles, me ajuda a trabalhar com os alunos a ideia de unidade e diversidade nos territórios da Eurásia. 

E a música "Money", do Pink Floyd, sempre gera boas discussões quando falamos de desigualdade e consumismo no mundo atual.

Além disso, gosto muito de propor experiências práticas. Um exemplo é o "Festival da Diversidade Étnico-Cultural da Europa", que organizo com os alunos. 

Cada grupo representa um país, monta uma pequena exposição com elementos culturais e apresenta para os colegas. 

É uma atividade rica e envolvente, que promove respeito, escuta e troca de saberes. Também já fizemos uma apresentação teatral com o tema "Vida no campo e vida na cidade", e foi uma experiência muito positiva.

E, claro, sempre que possível, incentivo os alunos a criarem seus próprios conteúdos — como blogs, painéis digitais ou portfólios. 

Isso ajuda a desenvolver a naturalidade digital que a BNCC propõe, além de ser uma forma autêntica de avaliar a aprendizagem.


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Conclusão do Plano de Aula Anual de Geografia 

Chegando ao final deste guia, você já percebeu que elaborar um plano de aula Geografia 9º ano não precisa ser uma missão impossível. 

Mesmo diante da pressão do tempo, da quantidade de conteúdos e das exigências da BNCC, é possível estruturar um planejamento claro, funcional e alinhado às necessidades da sua turma.

Agora é com você: adapte, personalize e utilize as estratégias que mais se encaixam na sua realidade. O importante é ter clareza, organização e segurança para conduzir suas aulas.

E se o tempo estiver curto ou se você quiser ganhar ainda mais produtividade, disponibilizei um material pronto, editável e totalmente alinhado à BNCC para facilitar sua rotina.

👉 [Clique aqui e acesse o plano completo de Geografia 9º ano].

Boa sorte no seu trabalho, e conte comigo nessa jornada.

Professora Camila Teles

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