Plano de aula: A formação do mundo capitalista (EF07GE05).
A compreensão da formação do mundo capitalista é essencial para entender as dinâmicas socioeconômicas contemporâneas.
Este plano de aula destina-se a professores de ensino fundamental II para turmas do 7º ano, visando proporcionar aos alunos uma visão abrangente sobre como o capitalismo emergiu e se desenvolveu ao longo da história.
Para abordar o tema "formação do mundo capitalista" em aulas de geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere a habilidade EF07GE05.
Esta habilidade foca na análise de fatos e situações representativas das mudanças ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
Ela é particularmente relevante para o 7º ano do ensino fundamental e pode ser integrada em diferentes contextos do tema "Mundo do trabalho" na geografia.
LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 7ºANO
Outros objetivos a serem considerados sobre a formação do mundo capitalista
- Compreender as origens e a evolução do capitalismo.
- Identificar os principais teóricos e as diferentes perspectivas sobre o capitalismo.
- Analisar o impacto do capitalismo nas sociedades ao longo da história.
- Debater as características do capitalismo contemporâneo e seus desafios globais.
Materiais Necessários
- Textos sobre a história do capitalismo.
- Biografias de Adam Smith, Karl Marx, e outros teóricos relevantes.
- Acesso à internet para pesquisa.
- Mapas históricos e gráficos econômicos.
- Exibição do filme: O menino que descobriu o vento.
Metodologia
Aula 1: Exibição do filme " O menino que descobriu o vento"
Este filme, baseado em uma história real, é inspirador e educativo, mostrando como a inovação e a persistência podem superar desafios em um contexto de pobreza e adversidade.
A história se passa no Malawi, África, e segue um jovem que constrói uma turbina eólica para salvar sua aldeia da fome.
O filme aborda temas como pobreza, inovação, e a relação entre o desenvolvimento tecnológico e as condições socioeconômicas.
Após a exibição sugira um debate para que todos possam expressar suas opiniões sobre a obra cinematográfica.
Aula 2: Origens do Capitalismo
Discussão sobre o mercantilismo e as primeiras formas de comércio e produção capitalista.
Atividade: Pesquisa em grupo sobre o impacto da Revolução Industrial.
Aula 3: Teorias Econômicas do Capitalismo
Apresentação das ideias de Adam Smith e do liberalismo econômico.
Debate sobre as críticas de Karl Marx ao capitalismo.
Atividade: Análise comparativa entre capitalismo e socialismo.
Aula 4: Capitalismo Global
Exploração do conceito de globalização e seu impacto no capitalismo.
Estudo de caso: Capitalismo nos diferentes contextos culturais (ex: EUA, China, países nórdicos).
Atividade: Elaboração de um mapa conceitual sobre a globalização do capitalismo.
Aula 5: Capitalismo Contemporâneo e Desafios
Discussão sobre as crises econômicas recentes e seus efeitos globais.
Reflexão sobre sustentabilidade e capitalismo.
Atividade: Debate em classe sobre o futuro do capitalismo.
LEIA TAMBÉM: METODOLOGIAS DE ENSINO; TUDO QUE UM PROFESSOR PRECISA SABER
Avaliação da aprendizagem
Objetivo: Orientar os alunos para a produção de um seminário com apresentação em formato digital, como por exemplo, slides.
Incentive-os a explorar como diferentes sociedades foram afetadas ou beneficiadas pelo capitalismo ao longo da história.
Leia também: Inteligência Artificial e o planejamento urbano
Critérios de Avaliação:
Conteúdo e Precisão: Clareza na apresentação das informações, precisão histórica e geográfica.
Análise Crítica: Capacidade de conectar fatos históricos com impactos socioeconômicos atuais.
Criatividade e Originalidade: Uso inovador de recursos multimídia e abordagens originais.
Apresentação e Comunicação: Clareza na comunicação, uso eficaz de gráficos, imagens e outros recursos visuais.
Trabalho em Equipe (se aplicável): Colaboração efetiva entre os membros do grupo.
Entrega: Apresentação oral da pesquisa, (seminário) com duração determinada, acompanhada do material digital.
Entrega de um documento escrito com as fontes e referências utilizadas.
LEIA TAMBÉM: COMO USAR METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO
Conclusão
Em nossa jornada explorando a formação do mundo capitalista, discutimos as origens históricas, as teorias econômicas influentes e os impactos sociopolíticos do capitalismo.
Vimos como essa estrutura econômica moldou e continua moldando sociedades ao redor do mundo, levantando debates cruciais sobre sustentabilidade e igualdade.
Espero que este conteúdo tenha oferecido insights valiosos e estimulado reflexões críticas.
Com base na minha experiência como professora de geografia, apliquei este plano de aula sobre a formação do mundo capitalista e observei um engajamento significativo dos alunos.
Eles se mostraram mais conscientes das dinâmicas socioeconômicas e entenderam melhor as origens e evoluções do capitalismo.
Encorajo meus colegas professores a utilizarem este plano para inspirar discussões enriquecedoras em sala de aula.
Sempre fazendo as adaptações necessárias de acordo com a sua turma.
Te convido a compartilhar esse plano de aula com outros colegas.
Assim, podemos juntos enriquecer ainda mais nossas práticas pedagógicas e impactar positivamente o aprendizado de nossos alunos sobre temas tão fundamentais quanto a formação do mundo capitalista.
Publicidade
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles