3 jogos para aula sobre blocos econômicos 

Uma forma divertida de ensinar sobre blocos econômicos.



aula e jogo sobre blocos econômicos



Jogo de Stop: Blocos Econômicos

 Objetivo do Jogo: Reforçar o conhecimento sobre blocos econômicos através de uma versão adaptada do jogo "Stop". 

Materiais Necessários:

 Folhas de papel em branco

  • Canetas coloridas
  • Acesso a um cronômetro ou relógio
  • Lista de categorias relacionadas aos blocos econômicos
  •  Preparação: 
  • Folhas de Papel: Distribua folhas em branco para cada jogador.

 Categorias:

 Escolha categorias relacionadas aos blocos econômicos:

 Capitais dos Países Membros :Os jogadores devem listar as capitais dos países membros de um bloco econômico específico. 

Produtos Exportados: Cada jogador deve mencionar produtos específicos que são exportados por países pertencentes a um bloco econômico.

 Idiomas Oficiais: Identificar os idiomas oficiais falados nos países membros de um bloco econômico.

 Fundação: Listar o ano de fundação ou estabelecimento de um bloco econômico específico.

 Desafios Atuais: Falar sobre desafios econômicos ou políticos enfrentados por um bloco econômico na atualidade.

 Cidades-Sede de Reuniões: Mencionar cidades que já sediaram reuniões importantes de um bloco econômico. 

Moeda Comum: Identificar blocos econômicos que compartilham uma moeda comum e listar essa moeda.

 Iniciativas Sustentáveis: Descrever iniciativas ou projetos sustentáveis promovidos por um bloco econômico. 

Líderes Importantes: Nomear líderes ou figuras importantes associados à formação ou desenvolvimento de um bloco econômico. 

Estatísticas Econômicas: Apresentar estatísticas econômicas, como PIB, de um país membro de um bloco econômico. 

Projetos de Infraestrutura: Listar projetos de infraestrutura significativos realizados ou planejados por um bloco econômico.

 Setores Econômicos Dominantes: Identificar os setores econômicos mais dominantes nos países membros de um bloco econômico.

 Lembre-se de adaptar as categorias conforme o nível de conhecimento dos participantes e para se alinhar aos objetivos específicos da atividade. Isso garantirá uma experiência educativa e divertida durante o jogo.

 Como Jogar:

 Um jogador escolhe aleatoriamente uma letra do alfabeto. Essa letra será a letra "stop" para aquela rodada.

 Categorias:  Os jogadores escrevem as categorias na parte superior da folha (Países Membros, Objetivos, Acordos Comerciais, etc.).

 Cronômetro: O jogador que escolheu a letra inicia o cronômetro. Todos os jogadores têm um tempo limitado (por exemplo, 1 minuto) para preencher cada categoria com palavras relacionadas ao tema dos blocos econômicos, começando com a letra escolhida.

 Parada (Stop): Quando o tempo acabar, o jogador que escolheu a letra diz "Stop". Todos os jogadores devem parar de escrever imediatamente. 

Verificação: Cada jogador lê suas respostas em voz alta. Pontos podem ser concedidos para respostas únicas e válidas em cada categoria. 

Pontuação: Os jogadores podem receber pontos por cada resposta única e válida. Palavras iguais entre jogadores não contam pontos. 

Dicas Adicionais: Variação de Pontuação: Considere atribuir pontuações diferentes para respostas mais criativas ou específicas.

 Discussão Pós-Jogo: Após o jogo, promova uma discussão sobre cada categoria, enfatizando informações importantes sobre blocos econômicos. 

Este jogo adaptado de Stop é uma maneira interativa e dinâmica de revisar e aprofundar o conhecimento sobre blocos econômicos, envolvendo os jogadores em uma atividade educativa e divertida. Fique a vontade para readequá-lo para suas turmas.


Publicidade 


 Leia também: Como usar o jogo GeogueSSR nas aulas de Geografia 

Jogo da Memória: Descobrindo os Blocos Econômicos

3 jogos para aula sobre blocos econômicos: Stop, jogo da memória e jogo da forca


 Objetivo do Jogo: Promover o conhecimento sobre os principais blocos econômicos mundiais por meio de uma atividade lúdica e interativa.

 Materiais Necessários:

  •  Cartões (papel cartão ou cartolina)
  • Canetas coloridas
  • Acesso a imagens representativas de cada bloco econômico (pode ser impresso ou mostrado em uma tela)

Preparação: Cartões: Crie um conjunto de cartões, sendo que cada bloco econômico terá um par de cartões idênticos. Por exemplo, para a União Europeia, você terá dois cartões com a representação da UE. 

Imagens Representativas: Coloque imagens representativas de cada bloco econômico em uma tela ou imprima-as para mostrar aos alunos durante as regras do jogo. 

Espaço: Certifique-se de ter espaço suficiente para distribuir os cartões de forma organizada. 

Regras do Jogo: Objetivo: Formar pares de cartões correspondentes, ou seja, duas imagens que representam o mesmo bloco econômico. 

Preparação: Embaralhe os cartões e distribua-os, com as imagens viradas para baixo, de modo que os alunos não possam vê-las. 

Rodadas: Os alunos, em cada rodada, viram dois cartões de cada vez na tentativa de encontrar pares correspondentes. 

Identificação: Antes de virar os cartões, os alunos devem dizer em voz alta qual bloco econômico eles acreditam que está representado na imagem. 

Conferência: Após virar os cartões, mostre as imagens representativas dos blocos econômicos correspondentes. Se o aluno acertar, ele mantém os cartões; caso contrário, os cartões são virados novamente. 

Vencedor: O jogo continua até que todos os pares de cartões tenham sido encontrados. O aluno com mais pares no final do jogo é o vencedor. 

Dicas Adicionais: Variações de Dificuldade: Aumente ou diminua o número de blocos econômicos conforme a idade ou conhecimento dos alunos. 

Discussão Pós-Jogo: Após o jogo, promova uma discussão sobre cada bloco econômico, destacando suas características e importância.

 Este jogo da memória é uma maneira envolvente e educativa de explorar os blocos econômicos, permitindo que os alunos associem visualmente as imagens aos diferentes grupos econômicos de forma divertida.


Leia também: Como usar o jogo Minecraft nas aulas de geografia 


Publicidade 



 Jogo da Forca: Blocos Econômicos 

Objetivo do Jogo: Reforçar o conhecimento sobre blocos econômicos de uma forma divertida e interativa.

 Materiais Necessários: 

  • Quadro ou papel grande para desenhar a forca e as letras descobertas
  • Canetas coloridas
  • Lista de palavras relacionadas a blocos econômicos
  • Giz ou marcadores para o quadro

 Como Jogar:

 Preparação: Escolha palavras dos nomes dos blocos econômicos, estimule uma pesquisa prévia para colocar o máximo de blocos possíveis.

 Além de blocos os acordos bilaterais também podem ser trabalhados.

 Desenhe a forca no quadro ou papel, criando espaços para as letras da palavra a serem adivinhadas.

Estabeleça as regras básicas, como número de tentativas permitidas.

 Escolha da Palavra: Escolha uma palavra ou termo da lista e informe a categoria, como "Blocos Econômicos" ou "Países Membros".

 Adivinhação de Letras: Os participantes tentam adivinhar letras que podem estar na palavra. Cada letra correta é preenchida no espaço apropriado. Cada letra incorreta resulta na adição de uma parte do corpo no desenho da forca.

 Dicas Opcionais: Ofereça dicas ou informações sobre a palavra para ajudar os participantes.

Crie categorias adicionais para palavras, como "Objetivos do Bloco" ou "Desafios Atuais".

 Vitória ou Derrota: Os participantes ganham se adivinharem a palavra antes que a figura completa da forca seja desenhada. Eles perdem se a figura da forca for completada.

 Exemplos de Palavras:

  • União Europeia
  • Mercosul
  • Acordo de Livre Comércio
  • Integração Regional
  • Pacto Andino
  • Zona do Euro
  • Nafta (T-MEC)
  • Comércio Bilateral
  • Cooperação Econômica
  • OPEP
  • Apec
  • MCCA
  • Comunidade Andina
  • CEI
  • SADC
  • ASEAN

 Dicas Adicionais: Varie as palavras para abranger diferentes aspectos dos blocos econômicos.

Encoraje a discussão sobre cada palavra após o jogo para reforçar conceitos e conhecimentos.

O Jogo da Forca é uma maneira divertida e desafiadora de envolver os participantes, testar conhecimentos e promover o aprendizado sobre blocos econômicos de forma descontraída.

Trabalhe previamente os conteúdos que envolve o tema de blocos econômicos, ao final do cronograma crie estações de jogos na sala de aula. Tenho certeza que vai ser um sucesso!

Espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma forma. E por favor, não deixe de compartilhar com seus colegas professores, assim podemos ampliar o nosso debate.

Publicidade