Plano de aula: Projeções Cartográficas + experimento prático 

plano de aula projeções cartográficas


A representação precisa da Terra em mapas é um desafio enfrentado pelos cartógrafos ao longo da história. Distorções inevitáveis surgem devido à tentativa de representar uma superfície esférica em um plano. 

Nesse contexto o desafio dos professores é fazer com que os alunos compreendam esses conceitos básicos da cartografia. Este plano de aula apresenta um experimento prático e educativo que utiliza uma garrafa PET, luz e mapas em papel para ilustrar as complexidades das projeções cartográficas.

O foco desta abordagem está nas habilidades que perpassam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. É fundamental que o aluno progrida em complexidade de entendimento ao longo dessas etapas. 

Dentro do componente curricular de Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do conhecimento básico em cartografia escolar. 

A unidade temática "Formas de Representação do Espaço" se torna mais abrangente e os objetos de conhecimento vão se tornando mais complexos conforme o avanço das séries, acompanhando a evolução da compreensão do aluno.

Abaixo, segue uma lista com as habilidades que trabalham direta ou indiretamente com o conceito de projeções cartográficas:

6º Ano

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

7º Ano

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

8º Ano

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

9º Ano

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Materiais e Método

O experimento envolve o corte de uma garrafa PET ao meio, criando um cilindro transparente. Uma fonte de luz é posicionada no interior da garrafa, apontando para cima. Mapas em papel são fixados do lado de fora do cilindro, representando diferentes regiões geográficas.


Os participantes são convidados a observar as sombras projetadas pelos mapas quando a fonte de luz é acesa. A dinâmica das sombras destaca as distorções inerentes às projeções cartográficas. Encontrei um vídeo no YouTube com a demonstração do experimento. Veja nesse link.

Avaliação da aprendizagem

Espera-se que o aluno perceba as distorções evidenciadas pelo experimento, compreendendo que a representação cartográfica envolve desafios e elementos específicos para a produção de mapas.

Ao analisar as sombras projetadas pelos mapas na superfície da garrafa PET, os estudantes podem identificar distorções como a ampliação ou compressão de áreas, fornecendo uma visualização concreta das dificuldade de representar dados de uma esfera para um plano.


No contexto da educação geográfica, esse experimento prático emerge como uma ferramenta valiosa para consolidar o conhecimento teórico e proporcionar aos estudantes uma experiência significativa. 

Ao envolver os alunos em atividades práticas, como a criação de mapas utilizando diferentes projeções, os educadores promovem a aplicação prática do aprendizado, incentivando a análise crítica e o desenvolvimento de habilidades geográficas essenciais.

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