Desvendando as Transformações na Minha Cidade ao Longo do Tempo - Aula para o 6º Ano alinhada à BNCC
Objetivos da BNCC
EF06GE01: Comparar modificações nas paisagens e usos dos lugares em diferentes tempos, analisando alterações por diferentes sociedades, com destaque para os povos originários.
EF06GE06: Identificar características de paisagens transformadas pelo trabalho humano com ênfase no desenvolvimento da agropecuária e da industrialização.
Objetivos da Atividade:
- Compreender transformações nos espaços geográficos ao longo do tempo, influenciadas por relações socioeconômicas e culturais.
- Valorizar elementos referenciais para identificação de lugares.
- Reconhecer atividades econômicas que moldaram a paisagem atual da cidade.
- Tempo Estimado: 3 Aulas
Metodologia ativa aplicada
1º Etapa:
Pesquisa e Investigação:
Divida os alunos em grupos e solicite uma pesquisa abordando:
2º Etapa:
Ficha de avaliação e critérios avaliativos:
Qualidade da Pesquisa (3 pontos)
- a) Origem da cidade.
- b) Bairro mais antigo e mais recente.
- c) Primeiros povos a se fixarem na região.
- d) Principais atividades econômicas passadas e atuais.
2º Etapa:
Coleta de Documentação:
Orientação para reunir documentos, incluindo visitas a locais, identificação de construções antigas e recentes, fotografias ou desenhos livres.
Entrevistar moradores antigos para coletar relatos sobre as principais transformações na região/bairro.
3º Etapa:
Orientação para reunir documentos, incluindo visitas a locais, identificação de construções antigas e recentes, fotografias ou desenhos livres.
Entrevistar moradores antigos para coletar relatos sobre as principais transformações na região/bairro.
3º Etapa:
Construção do Painel:
Montagem de um painel com cartolinas para expor todas as informações recolhidas durante as etapas anteriores.
Leia também: Plano de aula sobre geopolítica mundial
Os alunos serão avaliados em todas as etapas, considerando a participação de cada um. Preparei uma ficha de avaliação pois assim o professor tem a chance de realizar uma avaliação mais criteriosa e ao mesmo tempo consegue mensurar o engajamento dos estudantes.
Avaliação sobre paisagem e critérios avaliativos
Os alunos serão avaliados em todas as etapas, considerando a participação de cada um. Preparei uma ficha de avaliação pois assim o professor tem a chance de realizar uma avaliação mais criteriosa e ao mesmo tempo consegue mensurar o engajamento dos estudantes.
Ficha de avaliação e critérios avaliativos:
Qualidade da Pesquisa (3 pontos)
Profundidade na abordagem das questões propostas.
Utilização de fontes confiáveis e variadas.
Clareza na apresentação dos resultados.
Coleta de Documentação (3 pontos):
Utilização de fontes confiáveis e variadas.
Clareza na apresentação dos resultados.
Coleta de Documentação (3 pontos):
Eficiência na visita a locais e identificação de construções.
Qualidade das fotografias ou desenhos apresentados.
Relevância e riqueza nas informações coletadas nas entrevistas.
Construção do Painel (3 pontos):
Qualidade das fotografias ou desenhos apresentados.
Relevância e riqueza nas informações coletadas nas entrevistas.
Construção do Painel (3 pontos):
Organização e disposição das informações no painel.
Criatividade na apresentação visual.
Coerência na representação das transformações ao longo do tempo.
Participação Individual (1 ponto):
Criatividade na apresentação visual.
Coerência na representação das transformações ao longo do tempo.
Participação Individual (1 ponto):
Contribuição ativa durante todas as etapas da atividade.
Envolvimento nas discussões em grupo.
Responsabilidade na execução das tarefas atribuídas.
Envolvimento nas discussões em grupo.
Responsabilidade na execução das tarefas atribuídas.
Leia também: Planejamento anual de geografia 9º ano
Total de Pontos: 10
Os pontos serão distribuídos de forma equitativa entre os membros do grupo, considerando a contribuição individual.
Esta ficha de avaliação visa garantir uma avaliação abrangente, contemplando a pesquisa, coleta de documentação, apresentação visual e participação individual, refletindo de maneira justa e precisa o desempenho dos alunos ao explorar as transformações em sua cidade.
Total de Pontos: 10
Os pontos serão distribuídos de forma equitativa entre os membros do grupo, considerando a contribuição individual.
Esta ficha de avaliação visa garantir uma avaliação abrangente, contemplando a pesquisa, coleta de documentação, apresentação visual e participação individual, refletindo de maneira justa e precisa o desempenho dos alunos ao explorar as transformações em sua cidade.
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles