Desvendando as Transformações na Minha Cidade ao Longo do Tempo - Aula para o 6º Ano alinhada à BNCC

aula geografia paisagem 6ºano

Objetivos da BNCC 

EF06GE01: Comparar modificações nas paisagens e usos dos lugares em diferentes tempos, analisando alterações por diferentes sociedades, com destaque para os povos originários.



EF06GE06: Identificar características de paisagens transformadas pelo trabalho humano com ênfase no desenvolvimento da agropecuária e da industrialização.

Objetivos da Atividade:

  • Compreender transformações nos espaços geográficos ao longo do tempo, influenciadas por relações socioeconômicas e culturais.
  • Valorizar elementos referenciais para identificação de lugares.
  • Reconhecer atividades econômicas que moldaram a paisagem atual da cidade.
  • Tempo Estimado: 3 Aulas

Metodologia ativa aplicada 


1º Etapa: 

Pesquisa e Investigação: 

Divida os alunos em grupos e solicite uma pesquisa abordando:

  • a) Origem da cidade. 
  • b) Bairro mais antigo e mais recente. 
  • c) Primeiros povos a se fixarem na região. 
  • d) Principais atividades econômicas passadas e atuais.

2º Etapa: 

Coleta de Documentação: 

Orientação para reunir documentos, incluindo visitas a locais, identificação de construções antigas e recentes, fotografias ou desenhos livres.

Entrevistar moradores antigos para coletar relatos sobre as principais transformações na região/bairro.

3º Etapa: 

Construção do Painel: 

Montagem de um painel com cartolinas para expor todas as informações recolhidas durante as etapas anteriores.

Leia também: Plano de aula sobre geopolítica mundial 


Avaliação sobre paisagem e critérios avaliativos 


Os alunos serão avaliados em todas as etapas, considerando a participação de cada um. Preparei uma ficha de avaliação pois assim o professor tem a chance de realizar uma avaliação mais criteriosa e ao mesmo tempo consegue mensurar o engajamento dos estudantes.

Ficha de avaliação e critérios avaliativos:

Qualidade da Pesquisa (3 pontos)

Profundidade na abordagem das questões propostas.
Utilização de fontes confiáveis e variadas.
Clareza na apresentação dos resultados.


Coleta de Documentação (3 pontos):

Eficiência na visita a locais e identificação de construções.
Qualidade das fotografias ou desenhos apresentados.
Relevância e riqueza nas informações coletadas nas entrevistas.


Construção do Painel (3 pontos):

Organização e disposição das informações no painel.
Criatividade na apresentação visual.
Coerência na representação das transformações ao longo do tempo.


Participação Individual (1 ponto):

Contribuição ativa durante todas as etapas da atividade.
Envolvimento nas discussões em grupo.
Responsabilidade na execução das tarefas atribuídas.

Leia também: Planejamento anual de geografia 9º ano 

Total de Pontos: 10

Os pontos serão distribuídos de forma equitativa entre os membros do grupo, considerando a contribuição individual.

Esta ficha de avaliação visa garantir uma avaliação abrangente, contemplando a pesquisa, coleta de documentação, apresentação visual e participação individual, refletindo de maneira justa e precisa o desempenho dos alunos ao explorar as transformações em sua cidade.