Mapa em branco do continente europeu + 10 temas para atividade em sala de aula
Neste plano de aula vou te mostrar como diversificar suas metodologias aplicando algumas estratégias simples para organização e aproveitamento do conteúdo.
A atividade busca contemplar os seguintes objetivos da BNCC:
(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
Materiais e recursos:
Laboratório de informática
Mapas temáticos sobre o continente europeu
Cartolinas, sulfite ou caderno para anotar os registros da pesquisa.
Metodologia:
Divida os grupos por temas previamente escolhidos como no exemplo abaixo:
- Identificar as cadeias montanhosas da Europa.
- Localizar e reconhecer as capitais europeias.
- Compreender o relevo e as principais montanhas.
- Explorar os rios e lagos importantes da Europa.
- Analisar as regiões climáticas do continente.
- Investigar as rotas históricas de migração na Europa.
- Entender a economia agrícola em diferentes áreas.
- Explorar a industrialização em regiões específicas.
- Identificar áreas ricas em recursos naturais.
- Analisar aspectos sociais, como imigração e envelhecimento populacional.
Encaminhe-os ao laboratório de informática e incentive a pesquisa sobre o tópico que foi designado ao grupo. Oriente sobre a importância de fazer os registros sobre o tópico pesquisado.
Nessa etapa distribua o mapa em branco da Europa e peça para que os alunos representem os temas pesquisados ilustrando o mapa em branco com as informações.
Avaliação:
Com os mapas já ilustrados promova um seminário para que os estudantes possam trocar com toda a turma todos os conteúdos abordados e registrados.
Considere como critérios de avaliação: Pesquisa ativa, produção visual legível e domínio do tema na apresentação do conteúdo.
Lembre-se de adaptar a metodologia sempre que sentir necessidade.
Se esta dica te ajudou como professor, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o texto com seus colegas, assim podemos continuar ampliando o debate.
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles