Plano de Aula Blocos econômicos e níveis de integração + simulação comercial com a turma BNCCEF09GE02

Explorando Níveis de Integração nos Blocos Econômicos através de Simulação Comercial.




Publicidade


Neste plano de aula sobre "Blocos Econômicos", focaremos na habilidade EF09GE02 da BNCC, que envolve a análise dos impactos das grandes organizações internacionais e dos blocos econômicos no espaço geográfico. 

Esta aprendizagem é importante para os alunos, pois ajuda a compreender como as decisões econômicas e políticas tomadas em âmbito global afetam as dinâmicas locais e regionais.

 Ao entender os blocos econômicos, os estudantes ganham uma perspectiva ampla sobre a interdependência global, o comércio, as relações geopolíticas e as disparidades de desenvolvimento entre os países. 

Este conhecimento é fundamental para formar cidadãos conscientes e informados sobre as complexidades do mundo moderno.

  • Mapa mental indicado.
  • Estrutura para exibição/escuta da canção Disneylândia (Titãs).
  • Laboratório de informática.

Objetivos Complementares para o Plano de Aula sobre Blocos Econômicos

Avaliar o papel dos blocos econômicos no comércio internacional e na política global.

Explorar os benefícios e desafios da participação em blocos econômicos para os países membros.

Compreender como os blocos econômicos influenciam as relações geopolíticas e econômicas entre diferentes nações.

Analisar casos específicos de blocos econômicos, como o Mercosul e a União Europeia, para ilustrar conceitos teóricos.

Investigar o impacto dos blocos econômicos na economia local e global, com foco em questões como tarifas, comércio e investimento.

Identificar e compreender os diferentes níveis de integração (zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária) nos blocos econômicos, aplicando esses conceitos em uma simulação comercial.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: PALAVRA CRUZADA SOBRE BLOCOS ECONÔMICOS

Materiais e recursos

  • Mapa mental indicado.
  • Estrutura para exibição/escuta da canção Disneylândia (Titãs).

  • Laboratório de informática.

Metodologia parte 1

Comece colocando a canção indicada para os alunos escutarem. Se possível tenha cópia das letras para distribuí-las.

Letra da Canção: Disneylândia - Titãs

Em seguida proponha um tempo de debate, reflexão e análise da letra. Estimule o debate com perguntas sobre o que eles compreenderam sobre a narrativa da música.

Depois exponha o mapa mental no quadro e explique brevemente os níveis de integração que os blocos praticam entre si. Pode utilizar o resumo que está logo em seguida do mapa mental.


LEIA TAMBÉM: GLOBALIZAÇÃO; UNIÃO E DIVISÃO EM UM MUNDO CONECTADO


Por Camila Teles


Zona de Livre Comércio

Na zona de livre comércio, os países membros concordam em eliminar as tarifas sobre produtos entre eles. Cada nação mantém sua própria política comercial em relação a terceiros países. 

O principal objetivo é facilitar a troca de bens e serviços entre os membros, promovendo o comércio sem barreiras tarifárias.


União Aduaneira

Além de eliminar as tarifas comerciais, uma união aduaneira implica a harmonização das políticas comerciais externas entre os países membros. Isso significa que todos adotam a mesma tarifa em relação a terceiros países. 

Além disso, a união aduaneira muitas vezes envolve a criação de uma tarifa externa comum para simplificar as negociações comerciais.



Mercado Comum

Em um mercado comum, os países não apenas eliminam as barreiras tarifárias, mas também coordenam suas políticas econômicas internas. 

Isso inclui a livre circulação de bens, serviços, capitais e, em alguns casos, a mobilidade de mão de obra. O objetivo é criar um ambiente mais integrado, estimulando não apenas o comércio, mas também a coordenação em áreas como regulação e padrões.

União Econômica

Uma união econômica vai além do mercado comum, envolvendo uma maior integração econômica e coordenação de políticas. Isso inclui a harmonização de políticas fiscais, monetárias e sociais. 

Os países membros compartilham uma política econômica mais abrangente, trabalhando em conjunto para alcançar objetivos comuns, como estabilidade econômica e crescimento sustentável.

Publicidade


União Econômica e Monetária

Neste nível de integração mais avançado, os países não apenas compartilham políticas econômicas, mas também adotam uma moeda única. Isso significa que uma autoridade monetária central é estabelecida para emitir e controlar a moeda comum. 

Exemplos incluem a União Monetária Europeia, onde a moeda comum é o euro. A união econômica e monetária visa uma maior coesão econômica e integração, eliminando as flutuações cambiais entre os membros.

Leia também: Plano de aula sobre globalização usando a "Torre de Babel" de Cildo Meireles

Metodologia parte 2: Depois divida a turma nos blocos econômicos a seguir:

  • NAFTA
  • Mercosul
  • CEI
  • SADC
  • Comunidade Andina
  • ASEAN

Com as turmas divididas encaminhe-os ao laboratório de informática para que eles possam explorar mais detalhes dos níveis de integração dos blocos econômicos.

Avaliação da Aprendizagem sobre Blocos econômicos e níveis de integração

Espera-se que as turmas apresentem uma simulação comercial, por exemplo, um grupo de países decidiram estabelecer uma Zona de Livre Comércio (ZLC). 

Este grupo inclui os países A, B e C, que concordaram em eliminar as tarifas comerciais entre si, manter políticas comerciais independentes, decidir sobre os produtos que serão incluídos na ZLC e avaliar os benefícios para o bloco.

Os grupos serão avaliados com base na eficácia da discussão, na implementação das medidas acordadas e na participação na reflexão sobre os benefícios e desafios. A ênfase será dada à compreensão prática da formação de uma Zona de Livre Comércio.

Para finalizar oriente-os na produção de um relato sobre qual nível de integração que o grupo escolheu, suas justificativas, vantagens e desvantagens.

Espero que este plano de aula sobre blocos econômicos enriqueça suas aulas de geografia e inspire seus alunos a entenderem a complexidade das relações econômicas internacionais.

Convido você a compartilhar esse plano com outros colegas para que possamos ampliar o debate.

 LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 9º ANO 



Postar um comentário

0 Comentários