Geografia: Planejamento anual 8ºano ensino fundamental II - Atualizado 2024 


Imagem de Pexels por Pixabay


Este planejamento anual de Geografia para o 8º ano do ensino fundamental II, tem o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Geografia, explorando uma ampla gama de habilidades relacionadas à formação territorial, migrações, geopolítica, economia global, questões socioambientais e muito mais. 

Este planejamento anual foi desenvolvido para fornecer uma visão abrangente das competências necessárias para entender o mundo em que vivemos, promovendo uma educação significativa e engajadora.

 A seguir, as habilidades foram distribuídas ao longo de quatro bimestres, com conteúdos específicos, metodologias diversificadas, avaliações variadas, sugestões de materiais extras e experimentos práticos para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.

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Objetivos do 1º Bimestre: 

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes. 

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. 

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).



 

Conteúdos: 

  • Migrações humanas ao longo da história.
  • Migrações no Município e diversidade da população.
  • Dinâmica demográfica e seus indicadores.


Metodologia: 


  • Aulas expositivas.
  • Análise de documentos históricos.
  • Pesquisas em grupo.
  • Debates e discussões.
  • Leitura e debate a partir de textos jornalísticos contextualizados com o bimestre vigente.

Avaliação: 

  • Prova escrita.
  • Apresentação de seminário sobre migrações recentes.
  • Participação em debates.
  • Analisar pirâmides etárias de diversos países.


Material Extra:

 

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Objetivos do 2º Bimestre:


planejamento anual geografia 8º ano


(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

 (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.


Conteúdos: 

  • Migração na América Latina.
  • Geopolítica na América e África.
  • Organizações mundiais e integração cultural e econômica.
Metodologia: 
  • Debates sobre políticas migratórias.
  • Estudo de casos de conflitos geopolíticos na América Latina e África.
  • Análise de documentos das organizações mundiais. Análise de notícias sobre a migração venezuelana no Brasil.

Avaliação: 

  • Apresentação de seminários sobre políticas migratórias.
  • Análise crítica de notícias sobre geopolítica.
  • Participação em debates.


Material Extra:

  • Documentário: Os Venezuelanos no Brasil - Caminhos da Reportagem - TV Brasil
  • Reportagens sobre conflitos geopolíticos.
  • Artigos sobre integração cultural e econômica.

Experimento/Aula Prática (EF08GE05):

Simulação de uma mesa redonda da ONU, onde os alunos representarão diferentes países discutindo questões geopolíticas. Isso permitirá que eles entendam melhor como as nações interagem em organizações internacionais.


Objetivos do 3º Bimestre:


Imagem de Henning Westerkamp por Pixabay

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.


(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.


(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Conteúdos:

  • Ascensão dos Estados Unidos como potência global.
  • Situação socioeconômica do Brasil e de outros países da América Latina e África.
  • Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição.
  • Atuação dos BRICS 

Metodologia:

Análise de textos e artigos sobre o papel dos Estados Unidos no cenário mundial.
Debate sobre a economia brasileira e latino-americana.
Estudo de caso sobre os países do BRICS.
Análise de Mapas temáticos sobre produção agrícola e industrial em escala mundial.

Avaliação:

  • Produção de podcasts discutindo a ascensão dos Estados Unidos, a situação do Brasil e os Brics.
  • Apresentações teatrais abordando aspectos econômicos da América Latina.
  • Elaboração de relatórios de pesquisa.

Material Extra:

Exibir a série: EUA, Desafios de Uma Nação - Presente no Canal Discovery Brasil

Experimento/Aula Prática 


(EF08GE07): Simulação de uma reunião do G20, onde os alunos representarão diferentes países discutindo questões econômicas globais. Isso permitirá que eles entendam melhor como as nações negociam e cooperam em questões econômicas internacionais.

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Objetivos do 4º bimestre 


planejamento anual geografia 8º ano



(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).


  • Cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas.
  • Características dos países da América e da África (população, aspectos urbanos, políticos e econômicos).
  • O papel da Antártica no contexto geopolítico.
  • Recursos naturais e cooperação no Mercosul.
  • Paisagens latino-americanas e sua relação com povos locais.
  • Características produtivas dos países latino-americanos.

Metodologia:

  • Análise e interpretação de mapas temáticos.
  • Aulas expositivas sobre os mapas de anamorfoses.
  • Debates e discussões em sala de aula.
  • Trabalho em grupos para a pesquisa de recursos naturais na América Latina.
  • Apresentação de seminários sobre o papel da Antártica e sua relevância para os países da América do Sul.
  • Análise de textos jornalísticos sobre a Antártica.

Avaliação:

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Seminário sobre a produção de riquezas dos países da América Latina.
  • Produção de mapas temáticos.
  • Produção de um podcast sobre os principais países que realizam pesquisas científicas na Antártica.

Material Extra:


Atividade prática:

Simulação de formação do Bloco Mercosul e transação fictícia de produtos, enfatizando o conceito de União Aduaneira.

Conclusão

Espero que este planejamento anual de geografia para o 8º ano do ensino fundamental II, tenha te fornecido subsídios para a elaboração do seu cronograma. Sempre faça adaptações conforme a aprendizagem do seus alunos.

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