Geografia: Planejamento anual 6º ano ensino fundamental II - Atualizado 2024
Imagem de Dorothe por Pixabay |
Durante todos os bimestres, disponibilizaremos materiais adicionais e recursos complementares, enriquecendo suas aulas e proporcionando uma experiência de aprendizado mais abrangente e estimulante para os alunos.
É importante ressaltar que a flexibilidade é essencial; sinta-se à vontade para realizar adaptações conforme a dinâmica da sua turma, garantindo assim uma educação personalizada e eficaz.
Como destacou Paulo Freire, "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Portanto, este planejamento é um guia flexível que busca inspirar a construção conjunta do conhecimento geográfico em sala de aula.
Publicidade
Objetivos do 1ºbimestre
EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Conteúdos:
- Introdução à Geografia e conceito de paisagem.
- Mudanças nas paisagens ao longo do tempo.
- Impacto das sociedades na modificação das paisagens.
- Movimentos da Terra e sua influência no clima.
- Elementos climáticos e padrões climáticos.
Metodologia:
- Aulas expositivas.
- Análise de imagens e mapas.
- Estudos de caso.
- Observações meteorológicas.
Material Extra para o primeiro 1 º bimestre
Canção Relacionada: A música "Terra", de Caetano Veloso, pode ser uma excelente adição para explorar o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, relacionando-a com o objetivo EF06GE01.
Filme/Documentário: "A Era do Gelo" é uma ótima opção para abordar as mudanças climáticas e seus efeitos nas paisagens, conectando-se ao objetivo EF06GE03.
Filme/Documentário: "A Era do Gelo" é uma ótima opção para abordar as mudanças climáticas e seus efeitos nas paisagens, conectando-se ao objetivo EF06GE03.
Publicidade
- Participação em discussões em sala de aula.
- Apresentação de um projeto sobre a modificação da paisagem em sua comunidade.
- Relatórios de observações meteorológicas.
Objetivos do 2º bimestre
EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
Conteúdos:
- Ciclo da água e sua importância.
- Comparação do escoamento superficial em ambientes urbano e rural.
- Relação entre clima, solo, relevo e vegetação.
- Impacto da agropecuária nas paisagens.
- Processo de industrialização e suas consequências nas paisagens.
Metodologia:
- Aulas teóricas com recursos visuais.
- Estudo de casos de eventos climáticos.
- Análise de dados de sensoriamento remoto.
Avaliação:
Elaboração de relatórios sobre o ciclo da água e sua relação com o ambiente urbano e rural.Apresentação de um projeto sobre a relação entre clima, solo, relevo e vegetação em uma região específica.
Publicidade
Material extra para o segundo segundo bimestre
Canção Relacionada: A canção "Água", de Paulo Roberto, pode ser uma excelente escolha para introduzir o ciclo da água, uma vez que explora de maneira lúdica o tema, conectando-se ao objetivo EF06GE04.
Filme/Documentário: "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" é um documentário que destaca a importância da água e das paisagens naturais, relacionando-se com os objetivos EF06GE04 e EF06GE05.
Leitura Adicional: A leitura do livro "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, pode complementar a compreensão das paisagens transformadas pelo trabalho humano, relacionando-se ao objetivo EF06GE06.
Filme/Documentário: "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" é um documentário que destaca a importância da água e das paisagens naturais, relacionando-se com os objetivos EF06GE04 e EF06GE05.
Leitura Adicional: A leitura do livro "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, pode complementar a compreensão das paisagens transformadas pelo trabalho humano, relacionando-se ao objetivo EF06GE06.
Leia também: 9 dinâmicas fáceis para o início das aulas
"Simulando o Ciclo da Água em uma Jarra"
Objetivo: Mostrar visualmente o ciclo da água, incluindo a evaporação, condensação e precipitação, utilizando materiais de fácil acesso.
Experimento extra para o segundo bimestre
Imagem de Adrian por Pixabay |
"Simulando o Ciclo da Água em uma Jarra"
Objetivo: Mostrar visualmente o ciclo da água, incluindo a evaporação, condensação e precipitação, utilizando materiais de fácil acesso.
Materiais Necessários:
Uma jarra de vidro ou plástico transparente.
Água.
Papel filme (plástico transparente).
Um elástico ou fita adesiva.
Caneta e papel para anotações.
Use a caneta e o papel para fazer anotações sobre o que você espera observar durante o experimento. Por exemplo, anote a evaporação, condensação e precipitação.
Cubra a boca da jarra com papel filme (plástico transparente) e prenda-o com um elástico ou fita adesiva. Certifique-se de que o papel filme esteja bem vedado, sem deixar espaços para o ar entrar ou sair.
Coloque a jarra em um local ensolarado, como uma janela, onde possa receber a luz do sol diretamente.
Água.
Papel filme (plástico transparente).
Um elástico ou fita adesiva.
Caneta e papel para anotações.
Procedimento:
Encha a jarra com água até cerca de 2/3 de sua capacidade. Certifique-se de que a água esteja visível e que a jarra esteja bem vedada.Use a caneta e o papel para fazer anotações sobre o que você espera observar durante o experimento. Por exemplo, anote a evaporação, condensação e precipitação.
Cubra a boca da jarra com papel filme (plástico transparente) e prenda-o com um elástico ou fita adesiva. Certifique-se de que o papel filme esteja bem vedado, sem deixar espaços para o ar entrar ou sair.
Coloque a jarra em um local ensolarado, como uma janela, onde possa receber a luz do sol diretamente.
Publicidade
Observações e Explicação:
Agora, observe o que acontece com o experimento ao longo do tempo:A água na jarra começará a aquecer sob a influência do sol (aquecimento).
Conforme a água aquece, você verá gotas de água se formando no interior do papel filme (condensação).
À medida que as gotas de água se acumulam, algumas delas vão escorrer de volta para a água na jarra (precipitação).
O ciclo continuará enquanto o sol aquece a água na jarra, fazendo com que a água evapore, condense e caia novamente.
Discussão:
Após a realização do experimento e o registro das observações, você pode discutir com os alunos como ele representa o ciclo da água na natureza.
Enfatize como a água evapora dos corpos d'água, condensa na atmosfera e depois cai novamente como chuva. Explique a importância do ciclo da água para o planeta e para nossas vidas.
Este experimento é adequado para a escola, pois utiliza materiais simples e seguros. Além disso, ele permite que os alunos observem o ciclo da água de maneira prática e interativa.
Conduza uma discussão sobre como o consumo de água está presente em tudo o que nos rodeia, desde alimentos até roupas, e como isso está relacionado ao uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo.
EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
EF06GE08: Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas
.
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Conteúdos:
- Surgimento das cidades e mudanças na interação com a natureza.
- Uso de escalas em mapas e representação gráfica.
- Modelos tridimensionais e perfis topográficos.
Metodologia:
- Atividades práticas de cartografia.
- Elaboração de modelos tridimensionais.
- Leitura de textos jornalísticos atualizados e contextualizado com o bimestre vigente.
Avaliação:
- Apresentação de trabalhos sobre as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
- Elaboração de mapas e modelos tridimensionais.
Material extra para o 3º bimestre
Canção Relacionada: A música "Construção", de Chico Buarque, é uma excelente escolha para abordar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do desenvolvimento das cidades, relacionando-se ao objetivo EF06GE07.
Filme/Documentário: O documentário "Urbanized" explora o crescimento urbano e suas transformações, oferecendo uma visão aprofundada das mudanças na interação humana com a natureza, conectando-se com o objetivo EF06GE07.
Publicidade
Experimento para o 3º Bimestre
Medir a quadra da escola e depois diminuir usando a escala matemática para melhor compreensão do conteúdo atendendo a habilidade EF06GE08.
EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias
hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos
EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
- Diferentes formas de uso do solo e recursos hídricos.
- Interações das sociedades com a natureza.
- Consumo de recursos hídricos e principais bacias hidrográficas.
- Impacto das práticas humanas na dinâmica climática.
Metodologia:
- Estudo de casos de uso do solo e recursos hídricos.
- Análise de impactos ambientais das práticas humanas.
- Leitura de textos jornalísticos atualizados com as temáticas do bimestre vigente.
Avaliação:
Análise de impactos ambientais e propostas de mitigação.
Produção de seminário em grupos com o tema: Pegada Hídrica.
Experimento do 4ºBimestre
Cada aluno vai medir sua "pegada hídrica" a partir do site www.waterfootprint.org, em seguida haverá um debate sobre economia de água no uso doméstico.
Considerações finais sobre o planejamento anual do 6º ano
Professor, espero que este plano seja um ponto de partida para a elaboração dos seus futuros planejamentos. Sempre tente adaptar a realidade da sua turma, lembre-se que o planejamento deve ser flexível e sempre tenha na "manga" um plano "B".
E se este texto te ajudou de alguma forma, peço que compartilhe-o nas suas redes sociais para que possamos continuar ampliando nosso debate. E não deixe de se inscrever no nosso blog, assim você ficará sempre atualizado em primeira mão.
Publicidade
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se na caixa: (seguidores) para receber mais conteúdo exclusivo no seu e-mail.
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila.