3 Maneiras de Engajar seus alunos nas aulas de Geografia

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Suas aulas de geografia são repetitivas, monótonas e com pouco engajamento dos alunos? Já procurou diversificar as metodologias, usando seminários, pesquisa em grupo, e avaliações que não fizeram sentido nenhum para o aluno?


Se em algumas dessas perguntas a sua resposta foi sim, então você está no lugar certo.


Vamos abordar neste artigo 3 maneiras de engajar seus alunos, com exemplos e práticas que podem e devem ser exploradas pelos professores e estudantes.


Leia também: Como o ChatGPT pode ajudar professores de geografia.

1 Teatro como forma de aprendizagem

Para muitos estudantes, o teatro nas aulas de Geografia pode transmitir uma certa confusão. Como assim? Vou explicar. O teatro pode ser muito explorado dentro da geografia humana. 


Representar fatos que ocorreram durante as guerras mundiais, atuar com base em acordos diplomáticos que ocorreram dentro do contexto da geopolítica mundial, representar como funciona uma bolsa de valores e tantas outras possibilidades de encaixar o teatro dentro da sua prática docente, vai enriquecer sua aula e causar impactos positivos nos estudantes.

 

2 Uso de atlas convencional por aplicativos.


Nas aulas de geografia sabemos que o atlas é uma ferramenta paradidática de extrema importância para dar sustentação teórica, representatividade dos fenômenos espaciais, consulta de dados, gráficos, tabelas e outros conteúdos para subsidiar o trabalho do professor.


Por outro lado, muitos professores solicitam a compra de um atlas para os pais, mas infelizmente, por algum motivo, a maioria dos estudantes não fazem questão de adquiri-lo.


Pensando nisso, a melhor estratégia é inserir nas suas aulas o uso de um atlas, através de aplicativos Na própria Play Store existem diversos tipos de atlas, gratuitos para serem baixados e usados no próprio celular.


O IBGE também disponibiliza em seu site um atlas escolar que pode ser baixado e usado através de computadores (caso a escola tenha disponível) e continuar utilizando o atlas convencional, até para incentivar a leitura e interpretação cartográfica.


Leia também: Como usar o jogo GeoGueSSR nas aulas de geografia.


3 Como fazer uma boa avaliação de Geografia?


Quando se fala na palavra “avaliação”, tanto o aluno quanto o professor ascendem um alerta de ansiedade.


O aluno porque vai ser avaliado e espera-se que ele atinja a nota mínima, o professor porque precisa digitar a prova, aplicar, corrigir e dar uma recuperação no caso de aluno não atingir nota mínima. 


Nesse caso, a melhor maneira de fazer uma boa avaliação de geografia é promover uma avaliação processual, pontuando cada critério atingido pelo aluno.


Assim o professor consegue acompanhar todos os passos daquele conteúdo trabalhado e no final do processo a avaliação terá muito mais sentido para o aluno e ainda promoverá uma nova prática para o professor.


Sobre o tema “industrialização” segue aqui um exemplo bem simples sobre a metodologia para desenvolver essa avaliação.


O primeiro passo, é apresentar o objetivo segundo a BNCC, por exemplo:  A habilidade (EF06GE06) do sexto ano “Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização” (BNCC página 385).


Pode ser desenvolvida a partir de uma pesquisa em pequenos grupos, sobre o próprio município onde a escola está inserida, a partir da pesquisa sugira a produção de uma apresentação em slides e em seguida marque um seminário onde o aluno deverá apresentar seu produto final (slides) , contendo todos os critérios que você estabelecer. 


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Os critérios de avaliação podem e devem ser estabelecidos  por você, a partir da habilidade que está sendo trabalhada. Então seu aluno ou o grupo, buscou na pesquisa como era o município antes da urbanização atingir o ponto que atingiu?


Ele deu exemplos de atividades econômicas ou empresas que se instalaram nesse município por algum motivo? Ele demonstrou em sua apresentação que entendeu o porquê da configuração atual do município? Então ele atingiu o objetivo principal. 


Para cada uma dessas perguntas respondida, atribua um valor até chegar em dez pontos. E assim a sua avaliação terá muito mais valor agregado desde a pesquisa, produção e apresentação.


Dessa forma suas aulas de geografia, bem como a avaliação ficará muito mais convidativa para o estudante e vai te dar mais clareza do processo de aprendizagem do seu aluno.


Leia também: Cartografia Temática e suas classificações + atividade com gabarito


Conclusão


Espero que essas dicas possam melhorar a qualidade das suas aulas de Geografia, que o seu aluno, possa sentir que a Geografia não é uma “matéria chata” e que ela pode ser ministrada e avaliada de diversas formas. 


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