10 Sugestões de atividades sobre o conceito de Paisagem
O tema Paisagem é altamente abordado e relevante para a disciplina de Geografia, desperta o interesse dos educadores, pois trata de uma habilidade fundamental a ser desenvolvida pelos alunos.
Além disso, o artigo oferece sugestões práticas, relaciona o conteúdo com a Base Nacional Comum Curricular, menciona métodos de ensino e propõe uma forma de avaliação, o que pode ser útil e atrativo para os professores em busca de recursos e ideias para aplicar em suas aulas.
O tema Paisagem
Quando falamos em "paisagem", é comum associá-la a algo bonito e agradável. No entanto, para a Geografia, a paisagem vai além disso. Segundo o professor Milton Santos, a paisagem é tudo aquilo que nossos sentidos podem perceber, englobando não apenas elementos visuais, mas também cores, odores, movimentos e sons.
Neste artigo, vamos explorar:
- A importância da observação e leitura da paisagem na Geografia.
- Base Nacional Comum Curricular.
- Classificações das Paisagens
- Propostas e sugestões de atividades.
- Considerações Finais
A Importância da Leitura da Paisagem:
A observação e leitura da paisagem são fundamentais para compreender o mundo em que vivemos. A paisagem é um reflexo das interações humanas com o ambiente, revelando aspectos culturais, históricos e socioeconômicos.
Por meio da leitura da paisagem, podemos analisar as transformações ao longo do tempo, identificar marcas culturais e refletir sobre as consequências ambientais dessas modificações.
Base Nacional Comum Curricular
A Paisagem além de ser uma categoria de análise da disciplina de Geografia é um tema obrigatório e possui habilidade específica dentro da BNCC. O estudo da paisagem contribui para a articulação do espaço vivido com o tempo vivido.
O vivido é aqui considerado como espaço biográfico, que se relaciona com as experiências dos alunos em seus lugares de vivência.
Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem.
Além disso a Base Nacional Comum Curricular e Metodologias de Ensino estabelecem habilidades e competências essenciais para os estudantes.
Leia também: 3 jogos para aula sobre blocos econômicos: Stop, jogo da memória e jogo da forca
Ao adotar metodologias ativas, como a observação e análise de paisagens reais, os professores proporcionam uma aprendizagem significativa, estimulando o pensamento crítico, a investigação e a interpretação do espaço geográfico.
Um exemplo pode ser observado na BNCC dentro da seguinte ordem:
- Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
- Objeto de conhecimento: Identidade sociocultural.
- Habilidades:
- (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
- (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
Leia também: Cartografia temática e suas classificações + atividade com gabarito
Classificações das Paisagens:
Dentro do conceito de paisagem, podemos distinguir duas classificações principais: Paisagem Natural e Paisagem Humanizada.
A paisagem natural é aquela que não sofreu modificações significativas pelo homem, como áreas preservadas e ecossistemas naturais. Já a paisagem humanizada é aquela que foi alterada e moldada pela ação humana, como áreas urbanas e rurais desenvolvidas.
Para avaliar a compreensão dos alunos sobre a leitura da paisagem, é possível utilizar diferentes estratégias. Uma proposta interessante é solicitar a produção de relatórios ou apresentações em que os alunos descrevam uma determinada paisagem, identifiquem suas características naturais e humanas, e reflitam sobre as modificações observadas.
Essa atividade permite avaliar o conhecimento adquirido e a capacidade de análise geográfica dos estudantes.
1 Produção de diário de observação da paisagem:
Peça aos estudantes para registrar suas observações diárias sobre a paisagem ao redor de suas casas, escolas ou áreas próximas.
Eles podem fazer anotações sobre os elementos naturais e humanos presentes, descrever as mudanças ao longo do tempo e registrar suas percepções e sentimentos em relação à paisagem.
2 Fotografia comparativa:
Peça aos estudantes para tirarem fotos de uma paisagem específica em períodos diferentes, como no início da manhã, durante o dia e ao pôr do sol.
Em seguida, peça-lhes que comparem as fotos e observem as diferenças na iluminação, nas sombras, nas cores e nos elementos presentes na paisagem em diferentes momentos do dia.
3 Mapa de paisagens:
Os estudantes podem criar um mapa da paisagem local, identificando os elementos naturais e humanos que compõem a paisagem.
Eles podem utilizar símbolos e cores para representar diferentes características, como rios, montanhas, edifícios, áreas verdes, estradas etc. Essa atividade ajudará os estudantes a visualizarem e compreenderem a complexidade da paisagem em que vivem.
4 Entrevistas com moradores locais:
Os estudantes podem entrevistar moradores locais mais idosos para coletar informações sobre as mudanças na paisagem ao longo dos anos.
Leia também: Como preparar uma confraternização na escola inesquecível: Guia Completo para o Sucesso
Eles podem perguntar sobre as transformações que ocorreram, os impactos dessas mudanças na comunidade e as memórias e histórias associadas à paisagem.
5 Exposição de fotografias e relatos:
Os estudantes podem organizar uma exposição de fotografias e relatos sobre diferentes paisagens. Eles podem escolher uma paisagem que desperte seu interesse, pesquisar sobre ela, tirar fotos e escrever sobre suas características, história e importância.
A exposição pode ser realizada na escola ou em algum espaço comunitário, permitindo que os estudantes compartilhem suas descobertas com outros membros da comunidade.
6 Estudo de campo:
Organize uma visita a um local próximo que apresente características de paisagem interessantes, como uma área de preservação ambiental, um parque ou uma zona rural.
Os estudantes podem fazer anotações, desenhos e fotografias da paisagem, observando os elementos naturais e humanos presentes.
7 Análise de imagens de satélite:
Utilize imagens de satélite disponíveis online para que os estudantes analisem diferentes paisagens. Peça-lhes que identifiquem os elementos naturais e humanos presentes e que comparem paisagens de diferentes regiões, como áreas urbanas, rurais, costeiras etc.
8 Projeto de mapeamento colaborativo:
Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma área específica para mapear. Os estudantes podem usar aplicativos de mapeamento online ou criar mapas em papel, identificando os elementos da paisagem e coletando informações relevantes, como a localização de escolas, praças, rios, estradas etc.
9 Estudo de caso:
Apresente aos estudantes um estudo de caso de uma paisagem específica que tenha passado por mudanças significativas ao longo do tempo.
Pode ser um exemplo local ou global, como a transformação de uma área rural em uma área urbana. Os estudantes podem pesquisar sobre as mudanças ocorridas, analisar as consequências e apresentar suas descobertas para a turma.
10 Pintura ou desenho da paisagem:
Incentive os estudantes a expressarem sua percepção da paisagem por meio de arte. Eles podem criar pinturas ou desenhos que representem uma paisagem que considerem significativa.
Isso permitirá que expressem sua criatividade e interpretação pessoal das características e elementos da paisagem.
Considerações Finais:
A leitura da paisagem é uma habilidade fundamental para os estudantes de Geografia, proporcionando uma compreensão mais profunda do mundo em que vivemos.
Ao explorar as classificações de paisagem, seguir a BNCC, adotar metodologias ativas e propor avaliações significativas, os professores iniciantes têm a oportunidade de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem contextualizada e crítica.
Gostou da leitura? Então deixe um comentário e siga o blog, assim você receberá todas as novidades no seu e-mail.
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se na caixa: (seguidores) para receber mais conteúdo exclusivo no seu e-mail.
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila.