10 Sugestões de atividades sobre o conceito de Paisagem

aula sobre paisagem

O tema Paisagem é altamente abordado e relevante para a disciplina de Geografia, desperta o interesse dos educadores, pois trata de uma habilidade fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. 

Além disso, o artigo oferece sugestões práticas, relaciona o conteúdo com a Base Nacional Comum Curricular, menciona métodos de ensino e propõe uma forma de avaliação, o que pode ser útil e atrativo para os professores em busca de recursos e ideias para aplicar em suas aulas.

O tema Paisagem

Quando falamos em "paisagem", é comum associá-la a algo bonito e agradável. No entanto, para a Geografia, a paisagem vai além disso. Segundo o professor Milton Santos, a paisagem é tudo aquilo que nossos sentidos podem perceber, englobando não apenas elementos visuais, mas também cores, odores, movimentos e sons. 

Neste artigo, vamos explorar:

  1. A importância da observação e leitura da paisagem na Geografia.
  2. Base Nacional Comum Curricular.
  3. Classificações das Paisagens 
  4. Propostas e sugestões de atividades.
  5. Considerações Finais


A Importância da Leitura da Paisagem:

A observação e leitura da paisagem são fundamentais para compreender o mundo em que vivemos. A paisagem é um reflexo das interações humanas com o ambiente, revelando aspectos culturais, históricos e socioeconômicos. 

Por meio da leitura da paisagem, podemos analisar as transformações ao longo do tempo, identificar marcas culturais e refletir sobre as consequências ambientais dessas modificações.

Base Nacional Comum Curricular

A Paisagem além de ser uma categoria de análise da disciplina de Geografia é um tema obrigatório e possui habilidade específica dentro da BNCC. O estudo da paisagem contribui para a articulação do espaço vivido com o tempo vivido. 

O vivido é aqui considerado como espaço biográfico, que se relaciona com as experiências dos alunos em seus lugares de vivência.

Nessa direção, a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade. 

Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem. 

Além disso a Base Nacional Comum Curricular e Metodologias de Ensino estabelecem habilidades e competências essenciais para os estudantes. 

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Ao adotar metodologias ativas, como a observação e análise de paisagens reais, os professores proporcionam uma aprendizagem significativa, estimulando o pensamento crítico, a investigação e a interpretação do espaço geográfico.

Um exemplo pode ser observado na BNCC dentro da seguinte ordem:

  • Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
  • Objeto de conhecimento: Identidade sociocultural. 
  • Habilidades:
  • (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. 
  • (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

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Classificações das Paisagens:


aula de paisagem urbana


Dentro do conceito de paisagem, podemos distinguir duas classificações principais: Paisagem Natural e Paisagem Humanizada. 

A paisagem natural é aquela que não sofreu modificações significativas pelo homem, como áreas preservadas e ecossistemas naturais. Já a paisagem humanizada é aquela que foi alterada e moldada pela ação humana, como áreas urbanas e rurais desenvolvidas.

Propostas e sugestões de atividades sobre Paisagem


atividades sobre o conceito de paisagem

Para avaliar a compreensão dos alunos sobre a leitura da paisagem, é possível utilizar diferentes estratégias. Uma proposta interessante é solicitar a produção de relatórios ou apresentações em que os alunos descrevam uma determinada paisagem, identifiquem suas características naturais e humanas, e reflitam sobre as modificações observadas. 

Essa atividade permite avaliar o conhecimento adquirido e a capacidade de análise geográfica dos estudantes.

1 Produção de diário de observação da paisagem:

Peça aos estudantes para registrar suas observações diárias sobre a paisagem ao redor de suas casas, escolas ou áreas próximas. 

Eles podem fazer anotações sobre os elementos naturais e humanos presentes, descrever as mudanças ao longo do tempo e registrar suas percepções e sentimentos em relação à paisagem.


2 Fotografia comparativa:

Peça aos estudantes para tirarem fotos de uma paisagem específica em períodos diferentes, como no início da manhã, durante o dia e ao pôr do sol. 

Em seguida, peça-lhes que comparem as fotos e observem as diferenças na iluminação, nas sombras, nas cores e nos elementos presentes na paisagem em diferentes momentos do dia.

3 Mapa de paisagens:

Os estudantes podem criar um mapa da paisagem local, identificando os elementos naturais e humanos que compõem a paisagem. 

Eles podem utilizar símbolos e cores para representar diferentes características, como rios, montanhas, edifícios, áreas verdes, estradas etc. Essa atividade ajudará os estudantes a visualizarem e compreenderem a complexidade da paisagem em que vivem.

4 Entrevistas com moradores locais:

Os estudantes podem entrevistar moradores locais mais idosos para coletar informações sobre as mudanças na paisagem ao longo dos anos.


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Eles podem perguntar sobre as transformações que ocorreram, os impactos dessas mudanças na comunidade e as memórias e histórias associadas à paisagem.

5 Exposição de fotografias e relatos:

Os estudantes podem organizar uma exposição de fotografias e relatos sobre diferentes paisagens. Eles podem escolher uma paisagem que desperte seu interesse, pesquisar sobre ela, tirar fotos e escrever sobre suas características, história e importância. 

A exposição pode ser realizada na escola ou em algum espaço comunitário, permitindo que os estudantes compartilhem suas descobertas com outros membros da comunidade.

6 Estudo de campo: 

Organize uma visita a um local próximo que apresente características de paisagem interessantes, como uma área de preservação ambiental, um parque ou uma zona rural. 

Os estudantes podem fazer anotações, desenhos e fotografias da paisagem, observando os elementos naturais e humanos presentes.

7 Análise de imagens de satélite:

Utilize imagens de satélite disponíveis online para que os estudantes analisem diferentes paisagens. Peça-lhes que identifiquem os elementos naturais e humanos presentes e que comparem paisagens de diferentes regiões, como áreas urbanas, rurais, costeiras etc.

8 Projeto de mapeamento colaborativo:

Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma área específica para mapear. Os estudantes podem usar aplicativos de mapeamento online ou criar mapas em papel, identificando os elementos da paisagem e coletando informações relevantes, como a localização de escolas, praças, rios, estradas etc.

9 Estudo de caso:

Apresente aos estudantes um estudo de caso de uma paisagem específica que tenha passado por mudanças significativas ao longo do tempo. 

Pode ser um exemplo local ou global, como a transformação de uma área rural em uma área urbana. Os estudantes podem pesquisar sobre as mudanças ocorridas, analisar as consequências e apresentar suas descobertas para a turma.

10 Pintura ou desenho da paisagem:

Incentive os estudantes a expressarem sua percepção da paisagem por meio de arte. Eles podem criar pinturas ou desenhos que representem uma paisagem que considerem significativa. 

Isso permitirá que expressem sua criatividade e interpretação pessoal das características e elementos da paisagem.

Considerações Finais: 

A leitura da paisagem é uma habilidade fundamental para os estudantes de Geografia, proporcionando uma compreensão mais profunda do mundo em que vivemos. 

Ao explorar as classificações de paisagem, seguir a BNCC, adotar metodologias ativas e propor avaliações significativas, os professores iniciantes têm a oportunidade de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem contextualizada e crítica. 

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