Aula de Geografia usando o documentário: O lado negro do chocolate.

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Descubra o plano de aula impactante do documentário "O Lado Negro do Chocolate" e eleve a qualidade das suas aulas de Geografia. 

Dirigido por Miki Mistrati e Robin Romano, lançado em 2010 na Dinamarca, este recurso é perfeito para diversificar suas metodologias e engajar os alunos. 

Adaptável tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, você poderá explorar habilidades específicas de acordo com as necessidades da sua sala de aula e claro o alinhamento correto com a BNCC. 

Prepare-se para uma experiência educacional transformadora. Vamos começar!


Tema do plano de aula: O triste e exploratório trabalho infantil.


aula de geografia trabalho infantil na África


Habilidades que poderão ser trabalhadas

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics. (BNCC página 389)

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos. ( BNCC, página 391)


Leia também: Plano de aula - Blocos econômicos e níveis de integração


Outras habilidades também poderão ser agregadas durante as aulas como segue a lista abaixo:

  • Desenvolver um olhar crítico sobre a existência do trabalho escravo infantil em diferentes regiões do globo.
  • Compreender as dinâmicas entre produtores rurais e grandes indústrias, evidenciando as relações de poder envolvidas.
  • Investigar os indicadores sociais do país mencionado no documentário, bem como suas atividades econômicas geradoras de renda.

Metodologia ativa aplicada: 

1º Debate coletivo

Após assistir ao documentário, inicie um debate, abordando questões cruciais como por exemplo: 

  • Qual o país central no documentário e sua relação com o trabalho escravo infantil? 
  • Qual a postura governamental frente a essa realidade? 
  • Como essas crianças são atraídas para o trabalho nas fazendas? 
  • Os pais estão cientes dessa situação? 
  • Essas crianças têm acesso à educação e assistência médica? 
  • Qual foi a reação de executivos das indústrias quando confrontados com essa problemática?

2º Aula: Desvendando Realidades

Em uma imersão virtual, utilizando a sala de informática, os alunos realizarão uma pesquisa minuciosa sobre os indicadores sociais de Mali, Gana, Níger e Nigéria, além de suas principais atividades econômicas.

Leia também: Plano de aula Revolução Industrial + Caça-Palavras para imprimir

3º Aula: Desmascarando os Gigantes

Agora é hora de investigar as empresas citadas no documentário, como a Nestlé e a Cargill. Os alunos irão pesquisar e explorar aspectos importantes, tais como:

  • O que essas empresas produzem?
  • Qual é a origem dessas indústrias?
  • Onde estão localizadas suas matrizes?

4º Aula: Uma Chamada à Ação

Desafiaremos os alunos a expressarem suas ideias e apresentarem soluções para resolver esse grave problema. Por meio da produção de um texto, eles serão encorajados a expor suas reflexões e propostas de combate ao trabalho escravo infantil.

Avaliação processual

A avaliação será contínua e formativa, acompanhando o progresso dos alunos em todas as etapas. A quarta aula será especialmente importante para verificar se os objetivos propostos foram alcançados e se os estudantes foram capazes de expressar suas ideias de forma coerente.

Conclusão:

Apresentamos aqui uma sequência didática fácil de aplicar de forma lógica para os alunos e professores.

Lembre-se de sempre adaptar o plano à realidade da sua comunidade escolar. Observando a disponibilidade de recursos e outros materiais.

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