Aula de Geografia usando o documentário: O lado negro do chocolate.
Descubra o plano de aula fácil de aplicar usando o documentário "O Lado Negro do Chocolate" e eleve a qualidade das suas aulas de Geografia.
Dirigido por Miki Mistrati e Robin Romano, lançado em 2010 na Dinamarca, este recurso é perfeito para diversificar suas metodologias e engajar os alunos.
Adaptável tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, você poderá explorar habilidades específicas de acordo com as necessidades da sua sala de aula e claro o alinhamento correto com a BNCC.
Tema do plano de aula: O triste e exploratório trabalho infantil.
Habilidades que poderão ser trabalhadas
(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics. (BNCC página 389)
(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos. ( BNCC, página 391)
Leia também: Plano de aula - Blocos econômicos e níveis de integração
Outras habilidades também poderão ser agregadas durante as aulas como segue a lista abaixo:
- Desenvolver um olhar crítico sobre a existência do trabalho escravo infantil em diferentes regiões do globo.
- Compreender as dinâmicas entre produtores rurais e grandes indústrias, evidenciando as relações de poder envolvidas.
- Investigar os indicadores sociais do país mencionado no documentário, bem como suas atividades econômicas geradoras de renda.
Metodologia ativa aplicada:
1º Debate coletivo
Após assistir ao documentário, inicie um debate, abordando questões cruciais como por exemplo:
- Qual o país central no documentário e sua relação com o trabalho escravo infantil?
- Qual a postura governamental frente a essa realidade?
- Como essas crianças são atraídas para o trabalho nas fazendas?
- Os pais estão cientes dessa situação?
- Essas crianças têm acesso à educação e assistência médica?
- Qual foi a reação de executivos das indústrias quando confrontados com essa problemática?
2º Aula: Desvendando Realidades
Em uma imersão virtual, utilizando a sala de informática, os alunos realizarão uma pesquisa minuciosa sobre os indicadores sociais de Mali, Gana, Níger e Nigéria, além de suas principais atividades econômicas.
Leia também: Plano de aula Revolução Industrial + Caça-Palavras para imprimir
3º Aula: Desmascarando os Gigantes
Agora é hora de investigar as empresas citadas no documentário, como a Nestlé e a Cargill. Os alunos irão pesquisar e explorar aspectos importantes, tais como:
- O que essas empresas produzem?
- Qual é a origem dessas indústrias?
- Onde estão localizadas suas matrizes?
4º Aula: Uma Chamada à Ação
Desafiaremos os alunos a expressarem suas ideias e apresentarem soluções para resolver esse grave problema. Por meio da produção de um texto, eles serão encorajados a expor suas reflexões e propostas de combate ao trabalho escravo infantil.
Avaliação processual
A avaliação será contínua e formativa, acompanhando o progresso dos alunos em todas as etapas. A quarta aula será especialmente importante para verificar se os objetivos propostos foram alcançados e se os estudantes foram capazes de expressar suas ideias de forma coerente.
Conclusão:
Apresentamos aqui uma sequência didática fácil de aplicar de forma lógica para os alunos e professores.
Lembre-se de sempre adaptar o plano à realidade da sua comunidade escolar. Observando a disponibilidade de recursos e outros materiais.
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Professora Camila Teles