As Revoluções Industriais - Plano de aula 

As Revoluções Industriais - Plano de aula



Objetivos : 

  • Reconhecer a importância da Primeira Revolução Industrial para a consolidação do capitalismo.
  • Compreender as transformações tecnológicas trazidas pela Segunda Revolução Industrial.
  • Compreender os modelos de produção em larga escala que ficaram conhecidos como fordismo e taylorismo.
  • Reconhecer as principais características da Terceira Revolução Industrial.
  • Reconhecer a importância das empresas multinacionais para o comércio mundial.

1º Etapa

Assistir o filme : Tempos Modernos, 1936, Charles Chaplin.

2º Etapa ( Atividade 1) 

Pedir a elaboração de um pequeno texto onde os alunos vão expor o que conseguiram entender do filme.

Nota: Espera-se que o aluno perceba a forma de produção em larga escala que as fábricas adotavam no filme.


3º Etapa

Usando o mapa mental abaixo, trabalhar uma aula expositiva explicando as fases da Revolução industria.

As Revoluções Industriais - Plano de aula
4º Etapa ( Atividade 2) 

Resolver a seguinte cruzadinha : 


As Revoluções Industriais - Plano de aula



5º Etapa - Pesquisa 

Na biblioteca ou sala de informática , dividir a sala nos seguintes grupos : 

  • América do Norte
  • América Central
  • América do Sul
  • África
  • Ásia
  • Europa
  • Oceania 
Pedir para cada grupo pesquisar as empresas fundadas nesses continentes/ o país de origem, bem como seus principais produtos e possíveis filiais em outras partes do mundo.



6º Etapa - Atividade Final - Produção de Cartazes

Cada grupo deverá produzir e expor os cartazes com os resultados encontrados na pesquisa. 

Materiais e métodos:

Sala de vídeo, sala de informática, biblioteca, cartolina, material para desenhar e colorir.

Avaliação : Todas as etapas deverão ser avaliadas. Considerar participação, interatividade e colaboração em grupo.

Tempo estimado : 8 aulas.

Espero que esse plano de aula, tenha te ajudado de alguma forma. Participe deixando um comentário e não se esqueça de compartilhar, assim podemos ampliar o nosso debate.