Este plano de aula sobre os refugiados da Palestina é projetado para ser adaptado para diversas séries, desde o 6º ano até o 3º ano do ensino médio. 

A proposta visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da situação dos refugiados palestinos, abordando suas origens, o impacto geográfico e social do conflito e os desafios enfrentados ao longo da história. 

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A flexibilidade do plano permite ajustes conforme o nível de desenvolvimento dos alunos, garantindo que todos possam se engajar de forma adequada com o tema e desenvolver uma perspectiva mais ampla e empática sobre a situação dos refugiados.

Ao utilizar este material, é essencial que o professor mantenha uma conduta ética, respeitosa e acolhedora, assegurando uma abordagem neutra e imparcial sobre o tema. 

A neutralidade política é fundamental para garantir um ambiente de aprendizado equilibrado e justo, onde os alunos possam explorar o assunto de maneira crítica e informada.

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Objetivos da BNCC a serem explorados sobre refugiados 

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):

EF06GE02: Compreender as causas e consequências dos conflitos que geram crises de refugiados, analisando a dinâmica das migrações forçadas e suas implicações geográficas e sociais.

EF07GE03: Identificar e analisar as condições de vida dos refugiados e os desafios enfrentados em campos de refugiados e países de acolhimento, observando as consequências para as regiões envolvidas.

EF08GE05: Explorar o papel de organizações internacionais na assistência a refugiados e na resolução de conflitos, compreendendo a eficácia das ações humanitárias e diplomáticas.

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Ensino Médio (1º ao 3º ano):

EM13CHS101: Analisar a complexidade dos processos migratórios e os impactos das crises humanitárias em nível global e local, investigando os fatores que influenciam os fluxos migratórios e suas consequências para os países de origem e destino.

EM13CHS102: Investigar os efeitos dos conflitos prolongados sobre a população refugiada e os países envolvidos, explorando as dimensões econômicas, sociais e políticas da situação.

EM13CHS103: Avaliar a eficácia das políticas internacionais de ajuda humanitária e as estratégias de integração de refugiados, discutindo as soluções propostas e os desafios enfrentados pelas comunidades envolvidas.


Metodologia ativa a ser explorada

Exiba o documentário "Promessas de um Novo Mundo", disponível no YouTube, proporciona uma visão detalhada da vida cotidiana das crianças palestinas. Vou deixar o vídeo a seguir:

Promessas de um Novo Mundo


O filme ilustra a rotina dos refugiados em campos e áreas de acolhimento, abordando os desafios que enfrentam, bem como suas esperanças e aspirações. 

A abordagem do documentário oferece uma perspectiva empática sobre as realidades e os sonhos dos refugiados palestinos.

Após a exibição, conduza um debate em sala de aula sobre os principais temas abordados no documentário. 

Encoraje os alunos a discutir as origens do deslocamento forçado dos palestinos, as condições de vida nos campos de refugiados e o papel da comunidade internacional. 

Utilize perguntas abertas para fomentar a reflexão e a análise crítica entre os alunos.

Peça aos alunos que realizem uma pesquisa utilizando textos jornalísticos recentes sobre a situação atual dos refugiados palestinos. 

Eles devem buscar informações sobre novos desenvolvimentos políticos, a vida cotidiana dos refugiados e as respostas das organizações internacionais. 

Após a pesquisa, promova uma discussão sobre as descobertas e suas implicações.




Proposta de avaliação de aprendizagem sobre os refugiados palestinos

Organize a turma em grupos e solicite que cada grupo simule uma equipe de diplomatas de diferentes países ou organizações internacionais. 

Cada grupo deve elaborar um "acordo ou proposta de paz" para abordar a situação dos refugiados palestinos. 

Eles apresentarão suas propostas à classe, simulando uma conferência internacional. Avalie a criatividade, a viabilidade das propostas e a compreensão dos alunos sobre a complexidade do conflito.

Encerre  a aula refletindo sobre a importância de compreender e abordar as crises de refugiados de forma informada e empática. 

Pergunte aos alunos como eles acreditam que a comunidade internacional pode ajudar a melhorar a situação dos refugiados palestinos e como a educação pode contribuir para a solução desses problemas. 

Se você achou este plano de aula útil, compartilhe com outros educadores para promover uma maior compreensão e engajamento com a crise dos refugiados.