9 Dinâmicas fáceis para início das aulas

9 Dinâmicas fáceis para início das aulas

O início de um novo ano letivo é um momento importante para estabelecer um ambiente de aprendizado positivo e motivador. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio de dinâmicas para o início das aulas. 

Dinâmicas para o início das aulas
Por Camila Teles - Dall-E

Essas atividades não apenas quebram o gelo entre os alunos, mas também oferecem uma série de vantagens que contribuem para um melhor engajamento e aprendizado ao longo do ano. 

Separamos 9 dinâmicas para você fazer com seus alunos e acredite eles podem se divertir muito.


LEIA TAMBÉM: COMO ENSINAR GEOGRAFIA DE FORMA EFICIENTE; DICAS E ESTRATÉGIAS

1 Dinâmica do Desenho Coletivo

Objetivo: Promover a criatividade artística e colaboração do trabalho em equipe.

A dinâmica do desenho coletivo foca em desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.

Para executar a dinâmica, você vai precisar de material para desenho e pintura ( lápis de cor, canetinha, giz de cera, etc) Esse material é separado e distribuído para as pessoas dos grupos.

Cada participante é responsável por uma cor e só ele pode utilizá-la. Todas as cores devem estar presentes no trabalho.

O tema do desenho pode ser sorteado pelo professor ou escolhido pelos próprios estudantes. No final da dinâmica todos expressam suas impressões sobre a construção coletiva.

LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 6ºANO 


2 – Dinâmica Escrevendo com a mesma letra

Objetivo: Desenvolve raciocínio com rapidez e desperta a criatividade.

Nessa dinâmica todos os alunos devem se sentar em círculo, e o professor deve fazer perguntas aos alunos. 

É importante que o professor prepare as perguntas antes de entrar em sala de aula. O desafio é produzir respostas com a mesma letra definida previamente pelo professor ou através de um sorteio.

Um exemplo para ajudar: Tudo com letra D “Para que serve esse objeto?” Desvendar. “Qual o nome da prima de fulana?” Débora. “ Onde ela mora?” Dinamarca. E assim por diante. No final, todos vão se surpreender com a história que foi criada.

3 – Dinâmica: Descubra quem sou eu

Objetivo: Promover a aproximação e construção de bons relacionamentos com os colegas, compartilhando suas características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas.

Para executar o professor (a) deve colocar as seguintes perguntas no quadro:

  • A - Sou natural de:
  • B– Minha comida preferida é
  • C– Estilo musical preferido
  • D – Um ídolo
  • E – O que eu menos gosto de fazer é
  • F – O que mais gosto de fazer é
  • G – Objetivo de vida
  • H – Um sonho material
  • I - O importante é
  • J - Adoro gente que
  • K - Meus piores defeitos
  • L - Minhas melhores qualidade
  • M– Estudo para
  • N – Uma frase de efeito

Cada aluno recebe uma folha e responde às perguntas sem deixar que os colegas vejam.

Colocar o nome no final, dobrar o papel e entregar ao professor (a). O professor (a) divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos em dois sacos diferentes (um para cada equipe).

Cada equipe deve ter um porta-voz, o professor deve sortear uma folha de resposta e lê-las em voz alta. A equipe adversária deve descobrir que é aquele colega. Vence a equipe que acertar mais.

LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO

4 – Mímica de Filme

Objetivo: Promover a criatividade, desenvoltura e quebra de timidez entre os alunos.

Essa dinâmica e bem simples e o nome é auto explicativo. Divida a turma um duas equipes e peça para que cada equipe liste o nome de dez filmes. Depois troque as folhas e inicie as mímicas, vence a equipe que acertar mais.

5 – Encaixe o lápis na garrafa

Objetivo: Alcançar metas em equipe, sabendo que o resultado final depende do esforço de todos.

Essa dinâmica consiste em amarrar um barbante em uma caneta, a quantidade barbantes vai depender da quantidade de alunos. Você vai precisar também de uma garrafa pet vazia.

Depois de amarrar todos os barbantes, coloque os participantes em círculo e peça para que eles prendam a outra ponta do barbante na cintura. O desafio agora é colocar a caneta dentro da garrafa. A turma pode ser divida em equipes e vence a equipe que encaixar a caneta na garrafa em menos tempo.

LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 8º ANO 

6 – História Coletiva

Objetivo: estimular a criatividade

Essa dinâmica pode ser feita com toda a turma. Em círculo um aluno começa uma história com uma frase, cada aluno deve repetir a frase do colega e acrescentar uma nova frase à história. Sai da brincadeira o aluno que errar a sequencia da frase e ganha o aluno que sobrar.

7 – Dança das Cadeiras

Objetivo: Desenvolver atenção e agilidade.

Essa dinâmica é um clássico das brincadeiras. Consiste em dispor uma quantidade de cadeiras em círculo, essa quantidade deve ser menos um aluno. Ou seja, se a sala tem 20 alunos, você deve disponibilizar 19 cadeiras.

Coloque uma música e peça para os alunos rodarem em volta, quando a música parar os participantes devem se sentar na cadeira. 

Um ficará de pé e sairá da brincadeira. Retire uma cadeira e continue até sobrar apenas uma cadeira e dois participantes. Vence aquele que conseguir sentar.

LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 9º ANO 


8 – Cante o desenho

Objetivo: Estimular habilidades artísticas de abstração de informações.

Essa dinâmica consiste em e separar a turma em duplas, a dupla deve receber uma imagem ou foto. (pode ser do celular), um participante começa a falar sobre a imagem e o outro tenta representa-la. Essa descrição não pode revelar o que é a imagem

9- Atravesse a lava

Objetivo: Promover a colaboração para executar trabalho em equipe.

A tarefa consiste na travessia da sala, ou área demarcada, sem que nenhum dos integrantes pise no chão. Para isso, são necessários pedaços de jornal ou papelão. Cada grupo recebe dois jornais, de forma que seus integrantes caibam de pé sobre um deles.

Em seguida grupo deve desenvolver sua estratégia para o cumprimento da tarefa, que consiste na passagem dos integrantes de um jornal (cheio) para o próximo (vazio). Ganha a equipe que chegar primeiro no ponto final.

LEIA TAMBÉM: COMO ENGAJAR SEUS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Conclusão


dinâmicas para o início das aulas
Por Camila Teles -Dall-E

Como professora de Geografia, eu já experimentei diversas dinâmicas para o início das aulas, e posso afirmar que elas são incrivelmente eficazes. 

Duas das minhas favoritas são a dinâmica "Encaixe o Lápis na Garrafa" e "Atravesse a Lava", e meus alunos adoram participar delas.

É gratificante ver o entusiasmo e a alegria dos meus alunos ao participarem dessas dinâmicas. Elas não apenas quebram o gelo no início do ano letivo, mas também estabelecem uma base sólida para um ambiente de aprendizado positivo e motivador ao longo do ano.

Encorajo todos os professores a experimentarem essas dinâmicas em suas salas de aula, pois elas têm o poder de transformar a experiência de aprendizado de seus alunos.

E você professor? Já fez algumas dessas? Conhece outras para sugerir? Deixe um comentário e compartilhe com os seus colegas.

Até mais!

Publicidade


Postar um comentário

2 Comentários

Gostou do conteúdo?

Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.

Inscreva-se para receber novidades!

Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.

Obrigada por ler e compartilhar!

Professora Camila Teles