Plano de Aula: Globalização e a Torre de Babel de Cildo Meireles
Como professora especialista em metodologias de ensino, sempre busco inovar na abordagem dos temas de geografia para tornar o aprendizado mais engajador e significativo.
Uma das experiências mais enriquecedoras que já apliquei na sala de aula foi a integração entre o tema da globalização e a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles.
A aceitação dos alunos foi extremamente positiva, demonstrando como métodos interdisciplinares podem transformar a compreensão de conceitos complexos. Portanto vi a oportunidade de compartilhar com vocês.
A globalização é um fenômeno presente e relevante na vida de todos nós, sendo crucial para os alunos compreenderem suas múltiplas dimensões.
Ensinar globalização de forma tradicional pode ser desafiador devido à sua complexidade e abrangência.
No entanto, ao utilizar a arte como ferramenta pedagógica, conseguimos tornar o conteúdo mais acessível e interessante.
A obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, composta por centenas de rádios sintonizados em diferentes estações, simboliza a diversidade e a complexidade das comunicações globais, oferecendo um ponto de partida perfeito para explorar a globalização.
Publicidade
Leia Também: Plano de Aula sobre Geopolítica
Habilidades que Podem ser Trabalhadas com o tema Globalização
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema da globalização é abordado especialmente nos anos finais do ensino fundamental.
No 8º e 9º ano, destacam-se habilidades como a habilidade (EF08GE01) de examinar os processos históricos e geográficos da globalização e a habilidade (EF09GE01) de discutir os impactos sociais, econômicos e culturais da globalização.
Neste e plano de aula é uma excelente oportunidade para trabalhar essas habilidades de maneira integrada e dinâmica.
Aula de Globalização: Metodologia e Desenvolvimento da aula
Para tornar a aprendizagem significativa e engajadora, adoto uma metodologia ativa baseada na aprendizagem por projetos.
Essa abordagem incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, promovendo a investigação, a colaboração e a reflexão crítica. A aula é dividida em três etapas principais: introdução ao tema, análise da obra de arte e elaboração de um projeto interdisciplinar.
Na primeira etapa, inicio com uma discussão sobre globalização, utilizando vídeos curtos e notícias atuais para contextualizar o tema.
É importante que os alunos entendam a relevância da globalização em suas vidas diárias e em escala global.
Em seguida, apresento a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, explorando seu significado e relação com a globalização.
Os alunos são incentivados a discutir como a obra reflete a diversidade cultural e a complexidade das comunicações globais. Este momento inicial serve para despertar a curiosidade e engajamento dos alunos, preparando-os para as atividades subsequentes.
Na segunda etapa, divido a turma em grupos e cada grupo recebe a tarefa de investigar um aspecto específico da globalização, como economia, cultura, tecnologia ou meio ambiente.
Utilizando recursos variados, como livros, artigos, vídeos e entrevistas, os grupos pesquisam como a globalização influencia suas vidas e a sociedade como um todo.
Durante essa etapa, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos de geografia e desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
Além disso, essa abordagem colaborativa fortalece as competências socioemocionais dos alunos, como a capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas.
Na terceira e última etapa, os grupos apresentam suas descobertas por meio de diferentes formatos, como painéis, vídeos, apresentações orais ou dramatizações.
Cada grupo deve relacionar suas descobertas com a obra "A Torre de Babel", explicando como a diversidade e a complexidade retratadas na obra se manifestam em seus temas de pesquisa.
Essa atividade permite aos alunos sintetizar suas aprendizagens e compartilhar suas reflexões com os colegas, promovendo um entendimento mais profundo e integrado da globalização.
A utilização de diferentes formatos de apresentação também atende às múltiplas potencialidades dos alunos, permitindo que cada um expresse suas ideias de maneira criativa e pessoal.
Publicidade
Leia também: Plano de Aula; Formação do Mundo Capitalista
Avaliação sobre Globalização
A avaliação é contínua e formativa, levando em conta a participação, o engajamento e o desenvolvimento das habilidades ao longo do projeto. Sugiro uma apresentação (seminário) em grupos, produção de material audiovisual, como slides, painéis entre outros.
Para a produção final, cada grupo é avaliado com base em critérios previamente estabelecidos, como profundidade da pesquisa, clareza na apresentação, criatividade e capacidade de relacionar a pesquisa com a obra de Cildo Meireles. Os critérios de avaliação incluem:
- Profundidade da Pesquisa
- Clareza na apresentação
- Criatividade
- Habilidades essenciais da BNCC da turma vigente
Ao concluir esta atividade, espero que os alunos tenham desenvolvido uma compreensão mais abrangente e crítica da globalização, bem como valorizado a importância da diversidade cultural e da comunicação global.
Além disso, a integração entre arte e geografia oferece uma abordagem rica e multidisciplinar, que enriquece o aprendizado e torna o estudo da globalização mais concreto e significativo.
A resposta positiva dos alunos a essa metodologia inovadora reforça a importância de diversificar as estratégias de ensino e de buscar constantemente formas de tornar o aprendizado mais envolvente e relevante.
Publicidade
Conclusão sobre a aula aplicada de globalização
Este plano de aula visa não apenas atender às exigências curriculares, mas também inspirar os alunos a refletirem sobre o mundo ao seu redor de maneira crítica e criativa.
Ao utilizar a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, os alunos podem visualizar a complexidade e a interconectividade da globalização de forma tangível.
Convido todos os professores a adaptarem e enriquecerem este plano de aula conforme as necessidades e interesses de suas turmas, promovendo um ensino de geografia que seja relevante e engajador para os estudantes.
Compartilhe este post e deixe seus comentários abaixo. Vamos continuar trocando experiências e aprimorando nossas práticas pedagógicas juntos!
0 Comentários
Postar um comentário
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles