Plano de Aula: Globalização e a Torre de Babel de Cildo Meireles






Como professora especialista em metodologias de ensino, sempre busco inovar na abordagem dos temas de geografia para tornar o aprendizado mais engajador e significativo.

Uma das experiências mais enriquecedoras que já apliquei na sala de aula foi a integração entre o tema da globalização e a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles.

A aceitação dos alunos foi extremamente positiva, demonstrando como métodos interdisciplinares podem transformar a compreensão de conceitos complexos. Portanto vi a oportunidade de compartilhar com vocês.

A globalização é um fenômeno presente e relevante na vida de todos nós, sendo crucial para os alunos compreenderem suas múltiplas dimensões.

Ensinar globalização de forma tradicional pode ser desafiador devido à sua complexidade e abrangência.

No entanto, ao utilizar a arte como ferramenta pedagógica, conseguimos tornar o conteúdo mais acessível e interessante.

A obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, composta por centenas de rádios sintonizados em diferentes estações, simboliza a diversidade e a complexidade das comunicações globais, oferecendo um ponto de partida perfeito para explorar a globalização.

Publicidade



Leia Também: Plano de Aula sobre Geopolítica


Habilidades que Podem ser Trabalhadas com o tema Globalização


Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema da globalização é abordado especialmente nos anos finais do ensino fundamental.

No 8º e 9º ano, destacam-se habilidades como a habilidade (EF08GE01) de examinar os processos históricos e geográficos da globalização e a habilidade (EF09GE01) de discutir os impactos sociais, econômicos e culturais da globalização.

Neste e plano de aula é uma excelente oportunidade para trabalhar essas habilidades de maneira integrada e dinâmica.

Aula de Globalização: Metodologia e Desenvolvimento da aula

Para tornar a aprendizagem significativa e engajadora, adoto uma metodologia ativa baseada na aprendizagem por projetos. 

Essa abordagem incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, promovendo a investigação, a colaboração e a reflexão crítica. A aula é dividida em três etapas principais: introdução ao tema, análise da obra de arte e elaboração de um projeto interdisciplinar.

Na primeira etapa, inicio com uma discussão sobre globalização, utilizando vídeos curtos e notícias atuais para contextualizar o tema. 

É importante que os alunos entendam a relevância da globalização em suas vidas diárias e em escala global. 

Em seguida, apresento a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, explorando seu significado e relação com a globalização. 

Os alunos são incentivados a discutir como a obra reflete a diversidade cultural e a complexidade das comunicações globais. Este momento inicial serve para despertar a curiosidade e engajamento dos alunos, preparando-os para as atividades subsequentes.

Na segunda etapa, divido a turma em grupos e cada grupo recebe a tarefa de investigar um aspecto específico da globalização, como economia, cultura, tecnologia ou meio ambiente. 

Utilizando recursos variados, como livros, artigos, vídeos e entrevistas, os grupos pesquisam como a globalização influencia suas vidas e a sociedade como um todo. 

Durante essa etapa, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos de geografia e desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. 

Além disso, essa abordagem colaborativa fortalece as competências socioemocionais dos alunos, como a capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas.

Na terceira e última etapa, os grupos apresentam suas descobertas por meio de diferentes formatos, como painéis, vídeos, apresentações orais ou dramatizações. 

Cada grupo deve relacionar suas descobertas com a obra "A Torre de Babel", explicando como a diversidade e a complexidade retratadas na obra se manifestam em seus temas de pesquisa. 

Essa atividade permite aos alunos sintetizar suas aprendizagens e compartilhar suas reflexões com os colegas, promovendo um entendimento mais profundo e integrado da globalização. 

A utilização de diferentes formatos de apresentação também atende às múltiplas potencialidades dos alunos, permitindo que cada um expresse suas ideias de maneira criativa e pessoal. 

Publicidade



Leia também: Plano de Aula; Formação do Mundo Capitalista 

Avaliação sobre Globalização 

A avaliação é contínua e formativa, levando em conta a participação, o engajamento e o desenvolvimento das habilidades ao longo do projeto. Sugiro uma apresentação (seminário) em grupos, produção de material audiovisual, como slides, painéis entre outros.

Para a produção final, cada grupo é avaliado com base em critérios previamente estabelecidos, como profundidade da pesquisa, clareza na apresentação, criatividade e capacidade de relacionar a pesquisa com a obra de Cildo Meireles. Os critérios de avaliação incluem:

  • Profundidade da Pesquisa 
  • Clareza na apresentação 
  • Criatividade 
  • Habilidades essenciais da BNCC da turma vigente

Ao concluir esta atividade, espero que os alunos tenham desenvolvido uma compreensão mais abrangente e crítica da globalização, bem como valorizado a importância da diversidade cultural e da comunicação global. 

Além disso, a integração entre arte e geografia oferece uma abordagem rica e multidisciplinar, que enriquece o aprendizado e torna o estudo da globalização mais concreto e significativo. 

A resposta positiva dos alunos a essa metodologia inovadora reforça a importância de diversificar as estratégias de ensino e de buscar constantemente formas de tornar o aprendizado mais envolvente e relevante.

Publicidade


Conclusão sobre a aula aplicada de globalização

Este plano de aula visa não apenas atender às exigências curriculares, mas também inspirar os alunos a refletirem sobre o mundo ao seu redor de maneira crítica e criativa. 

Ao utilizar a obra "A Torre de Babel" de Cildo Meireles, os alunos podem visualizar a complexidade e a interconectividade da globalização de forma tangível. 

Convido todos os professores a adaptarem e enriquecerem este plano de aula conforme as necessidades e interesses de suas turmas, promovendo um ensino de geografia que seja relevante e engajador para os estudantes. 

Compartilhe este post e deixe seus comentários abaixo. Vamos continuar trocando experiências e aprimorando nossas práticas pedagógicas juntos!